Foto: Myke Sena

O Taguaparque recebe até domingo (4) a 18ª edição do Pentecostes, uma das celebrações mais importantes do calendário cristão. Nesta sexta (2), além de orações durante todo o dia, os fiéis participarão da bênção das velas de pentecostes, que são levadas de casa para serem abençoadas durante as missas ministradas pelo padre Moacir Anastácio.

Com o lema “Vinde a Mim Todos Vós”, a comemoração teve início por volta das 8h. A Missa de Cura, que será transmitida pelo Youtube, está prevista para acontecer às 19h. O público estimado é de 1 milhão de pessoas neste fim de semana, de acordo com estimativa dos organizadores.

Trânsito e esquema de segurança

Serão feitas alterações no trânsito nas proximidades da festa. Segundo o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), os semáforos dos cruzamentos de Taguatinga Centro, do Taguacenter, da Rua das Palmeiras com a Comercial Norte e da Praça do Bicalho com a Comercial Norte terão os tempos alterados. Os sinais ficarão intermitentes após os horários dos eventos.

O evento contará com um esquema especial de policiamento, trânsito e atendimento médico emergencial. As vias adjacentes ao Taguaparque foram sinalizadas pelo Detran/DF com 500 barreiras-cones, 300 tonéis viários e 50 barreiras. Além disso, foram colocadas 800 barreiras para organizar o público no local do evento. Em conjunto com as equipes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), foram instaladas 40 placas de trânsito e 20 painéis eletrônicos para orientar a população sobre o trânsito. A PMDF e DER atuarão nas vias EPTG, EPCL e Pistão Norte e a PRF ficará responsável pela BR 070.

Nos dias 2 e 3, a partir das 16h, e dia 4, a partir das 13h, serão implantados nove pontos de controle de trânsito pelo Detran/DF e serão realizadas alterações no tempo dos cruzamentos semafóricos de Taguatinga Centro, Taguacenter, Rua das Palmeiras com a Av. Comercial Norte, Praça do DI com a Av. Comercial Norte, Praça do Bicalho com a Av. Comercial Norte.

Dentro do Taguaparque haverá estacionamento destinado ao público em geral, autoridades e pessoas com mobilidade reduzida e uma área reservada para ônibus, com acesso pelo Pistão Norte. A PMDF orienta o público a estacionar em locais autorizados.

Ao término do evento, a terceira entrada do Taguaparque pelo Pistão Norte terá sentido único para a Colônia Agrícola Samambaia. Na interseção com a Colônia Agrícola será implantado um corredor de sentido único para Taguatinga Centro e sentido duplo para a via Estrutural.

A PMDF fará pontos para passagem de pedestres no Pistão Norte e irá reforçar o policiamento com o objetivo de evitar roubos e furtos de veículos e a pedestres em toda área impactada pelo evento. As ocorrências serão encaminhadas à 12ª Delegacia de Polícia de Taguatinga.

O Corpo de Bombeiros disponibilizará um posto de atendimento médico, 14 viaturas, 354 bombeiros e duas ambulâncias para atendimentos emergenciais, que terá apoio de servidores da Secretaria de Saúde e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O tenente-coronel André Amarante, da Subsecretária de Operações Integradas (Siosp), ressalta a importância de os pedestres e condutores ficarem atentos às sinalizações de trânsito. “É recomendável que os fiéis cheguem mais cedo e optem pelo transporte coletivo, quem puder. Aconselho também levar protetor solar, bancos ou cadeiras para melhor comodidade”.

Transporte

O DFTrans disponibilizará reforço nas linhas de ônibus que passam pelas avenidas Samdu Norte, Comercial Norte e Pistão Norte, privilegiando horários de chegada e saída do público. As Regiões Administrativas que não possuem linhas de ônibus direto para Taguatinga, terão aumento no número de linhas de ônibus para a Rodoviária do Plano Piloto para seguirem para Taguatinga de ônibus ou metrô.

SOS Criança

A Secretaria da Segurança vai repetir a experiência do carnaval e utilizar o serviço do WhatsApp para localização de crianças perdidas, o S.O.S Criança (99212-7776). Contudo, a SSP-DF reforça que os cidadãos somente usem o serviço para a finalidade a que ele se destina, evitando assim o envio de mensagens com assuntos diversos.