Foto: Divulgação da Internet

Em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, festejado em 14 de junho, o Ministério da Saúde (MS) lançou a Campanha Nacional de Doação de Sangue. O evento de abertura da ação foi realizado, nesta quarta-feira (14), no auditório da Fundação Hemocentro de Brasília. Com o tema Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa, o objetivo da iniciativa é sensibilizar novos voluntários e fidelizar doadores existentes.

A ocasião teve a participação do ministro da Saúde, Ricardo Barros; do coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados do MS, Flávio Vormittag; do secretário de Saúde, Humberto Fonseca; da diretora da Fundação Hemocentro de Brasília, Miriam Daisy Scaggion; e do secretário-executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Jurandi Frutuoso.

Em seu discurso, a diretora do Hemocentro destacou que, até abril deste ano, o Distrito Federal coletou 17.069 bolsas de sangue - a média mensal é de 4.267 -, o que corresponde a 73,5% do sangue coletado em Brasília. “Nossas doações são 83,4% espontâneas e, destas, 40% vêm de mulheres”, explicou. A gestora ressaltou ainda que, no mesmo período, foram feitas 22.620 transfusões, incluindo as do Sistema Único de Saúde (SUS) e da rede privada.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, enfatizou a doação de sangue como uma prioridade da instituição. “Todos os órgãos envolvidos no processo estão totalmente mobilizados para garantir que o número de doações seja um sucesso e não apenas durante a campanha”, declarou Barros. Ele acrescentou que, hoje, o Brasil é referência em doação de sangue e está acima dos parâmetros da OMS.