Portal Brasília em Números apresenta novas funcionalidades

Site foi ampliado e agora oferece dados da Área Metropolitana de Brasília, além do DF. Também é possível comparar dados da capital do País com os de outras unidades da Federação.

O site Brasília em Números conta, desde esta quinta-feira (8), com o subportal Brasília Metropolitana, que apresenta informações das 31 regiões administrativas do Distrito Federal e dos 12 municípios de Goiás que integram a Área Metropolitana de Brasília.O coordenador de Acompanhamento de Indicadores da secretaria adjunta de Gestão e Estratégia, Lawrence dos Santos Pinto; o gerente de Demografia, Estatística e Geoinformática, Alexandre dos Santos; o presidente da Codeplan, Lúcio Rennó e o gerente de Pesquisas Socioeconômicas da Codeplan, Jusçanio Umbelino de Souza. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Dados demográficos e socioeconômicos, por exemplo, podem ser consultados em poucos cliques, com possibilidade de fazer download. O lançamento da funcionalidade ocorreu na manhã de hoje na Companhia de Planejamento do DF (Codeplan).

As informações apresentadas têm como base a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) e a Pesquisa Metropolitana por Amostra de Domicílios (Pmad).

O presidente da Codeplan, Lucio Rennó, destacou a importância de ir além da capital federal e apresentar no site dados sobre a área metropolitana: “É uma região que usa os equipamentos públicos do DF e contribui com compras, com profissionais capacitados que vêm trabalhar aqui, com oferta de produtos. A integração já existe e o que estamos fazendo é deixá-la ainda mais clara.”
Ampliação da área Painéis no Brasília em Números

Outra novidade do site Brasília em Números anunciada nesta quinta-feira foi a ampliação da área Painéis, que passou de quatro para 11 grupos de dados: atividade econômica; demografia; desigualdades e inclusão social; DF comparado; educação; emprego; estudos ambientais; finanças públicas; mobilidade; saúde; e urbano.
“Para entender o Distrito Federal, a gente precisa colocá-lo em perspectiva comparada com outras unidades da Federação”Lucio Rennó, presidente da Codeplan

No caso do DF Comparado, por exemplo, é possível confrontar informações de Brasília com outros municípios do País em temas como Lei de Responsabilidade Fiscal.

“Para entender o Distrito Federal, a gente precisa colocá-lo em perspectiva comparada com outras unidades da Federação”, ressaltou Lucio Rennó. “A questão fiscal é obviamente de extrema importância no Brasil hoje, dada a grave crise fiscal que grande parte dos estados enfrenta”, completou.

A atualização do Brasília em Números também permite, a partir de agora, o acesso de desenvolvedores ao conjunto de informações usadas na construção do portal.

“Nós possibilitamos que a pessoa crie um aplicativo para celular ou um outro portal e faça diversos cruzamentos com as informações”, explicou o gerente de Demografia, Estatística e Geoinformação da Codeplan, Alexandre Silva dos Santos.
Brasília em Números foi lançado há um ano

Lançado em maio de 2016, o portal Brasília em Números reúne estudos, com várias séries históricas, feitos pela Codeplan. Visa ampliar o acesso dos dados por gestores públicos, acadêmicos e população em geral.

© Espaço Mulher DF - 2013 - Todos os direitos reservados.
imagem-logo