Proposta da Fecomércio pretende atrair mais turistas para a cidade com estrutura de celebrações de fim de ano.

O projeto Natal em Brasília, que pretende criar uma estrutura de celebrações para as festividades de dezembro e atrair mais turistas à capital do País, foi apresentado ao governador Rodrigo Rollemberg e a empresários do Distrito Federal.O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, apresentou ao governador Rodrigo Rollemberg e a empresários o projeto Natal em Brasília. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

A proposta foi detalhada, na noite desta segunda-feira (19), pelo presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio-DF), Adelmir Santana, em reunião em residência no Lago Sul.

Na ocasião, foram mostrados conceitos de uma Vila de Natal, a ser erguida nas cercanias do shopping Pátio Brasil, com oito casas enfeitadas, que servirão de lojas para artesãos brasilienses.

A estrutura também prevê enfeites natalinos ao longo do Eixo Monumental, com performances musicais e artísticas na Torre de TV e no Museu da República.
"De nossa parte, vocês têm o entusiasmo e o apoio, com os instrumentos que o governo tem para apoiar"Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília

Segundo Rollemberg, um evento dessa magnitude é um sonho. “De nossa parte, vocês têm o entusiasmo e o apoio, com os instrumentos que o governo tem para apoiar.”

Com orçamento de mais de R$ 25 milhões, o Natal em Brasília é concebido pela parceria de Rodrigo Cadorin, diretor artístico por dez anos do Natal em Gramado, e do cenógrafo da Olimpíada Rio 2016, Abel Gomes.

Também presente, o secretário de Cultura, Guilherme Reis, se pronunciou na apresentação. “O governo tem instrumento para incentivar isso e apoiar. Ao mesmo tempo, não se faz nada sem a parceria privada. Brasília tem o potencial estrutural para eventos desse porte”.

O presidente da Fecomércio concordou com a necessidade de parcerias entre o poder público e a iniciativa privada. “O governo ajuda ao ceder os espaços e as permissões, mas precisamos de investimentos de patrocinadores. Por isso, a presença de todos aqui é tão importante”, enfatizou.
Ideia é movimentar comércio e turismo no Centro-Oeste

A intenção da proposta é fazer com que o turismo na região Centro-Oeste tenha Brasília como porta de entrada para as cerca de 600 pessoas estimadas para visitar a cidade durante os eventos.

A ideia é que, quando o visitante chegar a Brasília, encontre opções promocionais de outras viagens, como para a Chapada dos Veadeiros e Pirenópolis, no Entorno no DF.