Resultado de imagem para Sírio-Libanês – Unidade Brasília promove simpósio multidisciplinar em oncologia O impacto da Computação Cognitiva na assistência será tema central do encontro

No próximo dia 24/06, no Centro de Convenções Brasil 21, o Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês – Unidade Brasília promoverá o simpósio Oncologia Integrada IV, evento multidisciplinar que busca aproximar as várias especialidades médicas envolvidas no tratamento do câncer. O encontro marca as comemorações dos seis anos de atividades da instituição na Capital Federal e a recente inauguração do Centro Diagnósticos.

O Oncologia Integrada IV reunirá grandes nomes da área, com sessões plenárias que abordarão temas relevantes, entre eles o impacto da Computação Cognitiva na assistência oncológica e o efeito da tecnologia da informação na relação médico-paciente.

Essas plenárias serão ministradas por Pedro Calabrez, Sócio-Diretor da NeuroVox e pesquisador do Laboratório de Neurociências Clínicas (LiNC) da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP, e pela Dra. Alice Landis-McGrath, membro do grupo IBM Watson Health Oncology e Genomics de São Francisco. Ambos virão especialmente a Brasília para participar do evento. Além deles, também participam do simpósio as principais lideranças médicas da Região Centro-Oeste e do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo, formando um grupo com relevância nacional e internacional.

Entre os especialistas, o diretor geral do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês, Dr. Paulo Hoff, o diretor de Ensino e Pesquisa da instituição, Dr. Luiz Fernando Lima Reis, o diretor técnico do Centro de Oncologia de Brasília, Dr. Gustavo dos Santos Fernandes, além dos oncologistas Dr. Rodrigo Medeiros, Dr. Carlos Henrique dos Anjos e Dra. Daniele Assad.

A programação é completada por sessões multidisciplinares e interativas, realizadas em salas temáticas simultâneas, durante todo o dia. Também acontecerão apresentações e discussões de casos clínicos, abordando a evolução dos tratamentos em câncer de mama, gastrointestinal, oncologia torácica, uro-oncologia, neuro-oncologia, melanoma, cuidados paliativos e hematologia.

A programação completa pode ser conferida no site: www.oncologiaintegrada.net/ .

Computação Cognitiva

A Computação Cognitiva, também denominada como Inteligência Artificial, tem sido utilizada em diversas áreas como saúde, advocacia, gastronomia e educação. Trata-se de uma plataforma com um enorme banco de dados, capaz de processar e interpretar informações em diferentes formatos, como imagens, vídeos e textos. Esse processamento é feito de maneira semelhante a um ser humano, porém com uma velocidade muito maior.

A grande vantagem do sistema é que ele não precisa ser programado para desenvolver resultados. Usando os dados que foram fornecidos, a plataforma pode estabelecer novos insigths, ao contrário dos computadores tradicionais. Dessa maneira, a máquina é capaz de "pensar" e chegar a conclusões, baseadas em evidências e com alta precisão.

Na área da saúde, a plataforma é "alimentada" por meio de parcerias com centros médicos espalhados pelo mundo todo, que fornecem informações como arquivos acadêmicos e diários médicos. O sistema auxilia médicos, fornecendo informações e até mesmo um novo olhar sobre tratamentos e diagnósticos, o que sem a ferramenta não seria possível.

"A inteligência artificial funciona como uma ferramenta de qualificação da informação. Na prática, é uma "nuvem'' de conhecimento. Mas, além de dar a informação, ela é capaz de fazer uma crítica, e com muita rapidez. Com isso, o médico consegue ter sua visão ampliada, cruzar dados e mitigar os riscos na tomada de decisão", afirma o diretor técnico do Centro de Oncologia de Brasília, Dr. Gustavo Fernandes.

Serviço: Oncologia Integra IV
Data: 24 de junho de 2017
Horário: 8h45 às 16h30
Local: Centro de Convenções Brasil 21
Endereço: SHS Quadra 06, Lote 01, Conjunto A - Setor Hoteleiro Sul Brasília - DF

Camila Muguruza - Destak Comunicação