GDF disse que seguirá orientação do Ministério da Saúde; nova regra vale a partir de segunda-feira, diz secretaria. Campanha vai até sexta.

Por G1 DF

Vacinação contra a gripe é ampliada (Foto: Tv Globo/Reprodução)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou ao G1 nesse sábado (3), que vai seguir a orientação do Ministério da Saúde sobre a liberação da vacina contra o vírus Influenza para pessoas que não compõem o grupo de risco. A partir de segunda-feira (5), os moradores do DF já poderão ir até as Unidades Básicas de Saúde.

Na sexta-feira (2), o ministro da Saúde Ricardo Barros anunciou que a vacina contra a gripe seria liberada para toda a população, e não só para grupos prioritários. De acordo com Barros, cada secretaria de saúde terá autonomia para definir se libera ou não a vacinação para todas as faixas etárias.

A Secretaria de Saúde do DF informou, por meio de nota, que a imunização contra a gripe "será feita enquanto houver disponibilidade de vacinas" nos postos. Mas destacou a importância da população-alvo da campanha também procurar o serviço.

Até sexta, 79,8% das pessoas do chamado grupo de risco tinham sido vacinadas no Distrito Federal. O objetivo é atingir 90% da meta, vacinando 687.155 pessoas. A campanha foi prorrogada até o dia 9 de junho. De acordo com o Ministério da Saúde, esta será a data limite para toda a população receber receber a imunização contra o vírus H1N1.

Grupos de risco

A população-alvo da campanha são crianças entre 6 meses e 5 anos, gestantes, mães há menos de 45 dias, profissionais de saúde, pessoas com mais de 60 anos, povos indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pacientes com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

No DF, os professores das redes pública e privada foram incluídos pela Secretaria de Saúde no grupo de risco da vacinação contra a gripe deste ano.