Josemar Gonçalves/Jornal de Brasília/Cedoc

O frio e a seca vão continuar no Distrito Federal, segundo aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A umidade relativa do ar dos próximos dias vai variar entre 70% e 25%. A Organização Meteorológica Mundial (OMM) recomenda que os serviços de meteorologia emitam um alerta para a população quando a umidade fica abaixo dos 30%.

Por causa do tempo seco, o meteorologista do Inmet, Luiz Cavalcanti, recomenda que a população evite fazer exercícios físicos nas horas mais quentes do dia. “A umidade fica menor geralmente no período da tarde. Também é preciso beber bastante água”, orienta.

Contudo, o meteorologista lembra que ainda estamos em pleno inverno. “As temperaturas continuarão baixas. No final da madrugada e início da manhã, geralmente o frio é maior”, diz.

Nos próximos dias o tempo será parcialmente nublado. As temperaturas vão ficar entre os 25ºC e 13ºC, com pequenas variações. A intensidade dos ventos será de fraca a moderada.

Início da manhã

A temperatura mínima do Plano Piloto nesta madrugada foi de 13ºC. Porém, a menor temperatura registrada no DF foi em Águas Emendadas, 12,4ºC. O céu amanheceu nublado.

Por causa das nuvens, que retém o calor, a sensação de frio foi aliviada um pouco. “A temperatura ficou 1 grau acima do previsto, mas nada fora do normal”, conclui Cavalcanti.
JBr