Nesta quarta (19), 60 crianças aprenderam a montar o artefato com garrafas PET e papelão e participaram de circuitos científicos. Programação também incluiu visita à Embrapa

O lançamento de foguetes feitos com garrafas PET e papelão foi o ponto alto da 5ª Colônia de Férias do Planetário de Brasília nesta quarta-feira (19).Os foguetes de garrafa PET produzidos pelas crianças foram lançados na aérea externa do Planetário. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

As 60 crianças das duas turmas de hoje aprenderam a fazer o artefato em uma oficina. “Foi difícil, mas eu consegui montar e, no final, foi muito legal”, contou João Davi, de 9 anos.

Além dessa atividade, a meninada participou de circuitos científicos, com temas como gravidade, diferença entre massa e peso, densidade da matéria e formações de cristais de açúcar.
Parceria inédita com a Embrapa

Neste ano, o evento conta pela primeira vez com a parceria da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Por isso, ontem (18), os pequenos visitaram a Embrapa, no final da W5 Norte, onde trilharam a Caminhada Sustentável.

A garotada também conheceu o Quiosque da Tecnologia, passeou pelo Jardim dos Cheiros, plantou mudas de árvores do Cerrado e ouviu falar da importância do papel das abelhas para a reprodução de plantas.

“Aprendi sobre os planetas, como fazer cristais de açúcar, mas o que eu mais gostei de ver foram as abelhas”, disse, animada, Helena Graciana Oliveira, de 9 anos.
"A criança, quando conhece o novo, começa a tomar gosto, e o novo, para ela, é ver que a ciência pode ser divertida"Tiago Coelho, secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Casa Civil

Para o secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Casa Civil, Tiago Coelho, levar conhecimento científico a esse público de forma lúdica pode despertar o interesse e contribuir para formar futuros cientistas.

“A criança, quando conhece o novo, começa a tomar gosto, e o novo, para ela, é ver que a ciência pode ser divertida.”

A colônia de férias do Planetário começou na segunda (17) e termina na sexta-feira (21). Foram abertas 240 vagas para oito turmas de crianças de 8 a 12 anos, nos períodos matutino e vespertino.