Número quase dobrou em relação a primeiro semestre de 2016. Ao todo, 343 condutores pegos embriagados eram reincidentes.

Por G1 DF

Motorista assopra bafômetro em blitz do Detran no DF (Foto: Tony Winston/Agência Brasília)

Um balanço preliminar do Detran mostra que 13.102 mil motoristas foram autuados por dirigirem embriagados nas vias do Distrito Federal no primeiro semestre deste ano. O número representa em média 72 autuações por dia.

O montante quase dobrou em relação ao primeiro semestre de 2016, quando foram registradas 7.263 mil autuações.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sob a influência de álcool é infração gravíssima, com multa no valor de R$ 2.934,70, e suspensão do direito de dirigir.

Deste total, 343 autuações se referem a motoristas reincidentes. Se o condutor for pego dirigindo embriagado outra vez em até 12 meses, é multado em R$ 5.869,40 e pode ter a carteira de habilitação cassada.

De acordo com o Código de Trânsito, o condutor que apresentar concentração de álcool igual ou superior a 0,34 miligrama por litro de ar expelido no bafômetro comete crime de trânsito. A pena prevista é de detenção, variando de seis meses a três anos.

De janeiro a junho deste ano, 874 condutores foram conduzidos à delegacia por apresentarem este teor alcoólico considerado crime.