Matrícula em um dos cinco cursos profissionalizantes, como o de confecção de vestuário, deverá ser feita de 24 a 28 de julho.

Os 1.450 novos alunos de cinco cursos profissionalizantes da Fábrica Social serão conhecidos nesta terça-feira (18), às 10 horas. A Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), sob fiscalização da Controladoria-Geral do DF, fará sorteio informatizado entre os 2.683 inscritos no processo seletivo de 2017 (veja a lista definitiva após recurso).Alunos do curso de confecção de vestuário da Fábrica Social. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

A relação final dos contemplados e o cadastro de reserva estarão disponíveis na sexta-feira (21) no site da Secretaria Adjunta do Trabalho, da pasta do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

Os cursos são os de:
Confecção de vestuário, acessórios e materiais esportivos (mil vagas)
Instalação e manutenção de placas fotovoltaicas – painéis solares (150 vagas)
Produção e cultivo de alimentos saudáveis em meio urbano – hortas urbanas (150 vagas)
Marcenaria com madeiras recicláveis (100 vagas)
Construção civil (50 vagas)

A matrícula será feita de 24 a 28 de julho, mediante agendamento. Por isso, os sorteados precisam manter atualizados os números de telefone informados no ato da inscrição.
Na data marcada, eles deverão comparecer à sede da Fábrica Social, no Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (Scia), Quadra 14, Conjunto 2, Lote 16, Estrutural.

Para se matricular, o candidato terá de apresentar os seguintes documentos:
Foto 3×4 atualizada
Original e cópia de:
número do NIS — Cadastro Único, atualizado com renda per capita de até R$ 170
CPF
RG
carteira de trabalho (a página da foto e o verso)
comprovante de residência (se tiver)
comprovante de escolaridade (se tiver)
laudo médico (se concorreu à categoria de pessoa com deficiência)
declaração de unidade socioeducativa (se concorreu à categoria adolescentes em conflito com a lei)

Menores de idade deverão estar acompanhados do responsável legal devidamente qualificado.
Centro de capacitação é abastecido com placas de energia solar instaladas pelos alunos

Na quarta-feira (12), o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, conheceu o sistema de captação de energia solar implementado por alunos do curso de instalação e manutenção de placas fotovoltaicas oferecido na Fábrica Social.

São 18 peças, divididas em três maquetes. O sistema é capaz de produzir 4,5 megawatts em potência ótima. A energia gerada abastece a rede do centro de capacitação.

A Fábrica Social é um programa destinado a promover educação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade e visa criar oportunidades concretas de inserção no mercado de trabalho e autonomia socioeconômica.