Compositor brasileiro completaria 130 anos em 2017. Outras duas apresentações gratuitas integram a programação do mês.

Três concertos integram a programação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro em julho. O grupo sobe ao palco do Cine Brasília(106/107 Sul) nas três primeiras semanas do mês, com acesso gratuito e classificação indicativa de 6 anos. A capacidade do local é de 620 lugares.

O destaque ficará com a última apresentação do mês, no dia 18, quando os músicos vão homenagear os 130 anos de nascimento de Heitor Villa-Lobos (1887-1959).

Sob a regência do maestro titular, Cláudio Cohen, e a participação do solista Álvaro Henrique, a orquestra fará referência ao compositor brasileiro por meio das obras Choros nº 1, Bachianas Brasileiras nº 4 e 7 e Concerto para Violão e Orquestra.

Villa-Lobos nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 5 de março de 1887 – data em que é celebrado o Dia Nacional da Música Clássica, em homenagem ao músico.

Reconhecido com um dos principais compositores clássicos brasileiros, sua obra é marcada pela regionalidade e traz elementos de canções populares e indígenas.

Essas características podem ser percebidas na obra Uirapuru, que retrata a natureza, e na icônica série Bachianas Brasileiras, formada por nove peças nas quais estão composições como Trenzinho do Caipira e Canto da Nossa Terra. 

Concertos com obras portuguesas e de Beethoven

Na terça-feira (4), os músicos celebram novamente a cooperação entre Brasil e Portugal com o Ciclo Música Sinfônica Portuguesa. Sob regência do maestro convidado Cesário Costa, diretamente daquele país, o grupo toca obras de Joly Braga Santos, Frederico de Freitas, Vianna da Motta, Francisco de Lacerda e Luís de Freitas Branco.

Em 11 de julho, os músicos dão sequência à série de concertos em homenagem aos 190 anos da morte de Ludwig van Beethoven. Serão executadas as obras A Consagração da Casa, Sinfonia nº 7 em Lá Maior e Concerto para Piano e Orquestra nº 2, onde sola a pianista Ligia Moreno. A regência será do maestro Cláudio Cohen.