Evento chega à 27ª edição, com apresentações abertas para público em geral. Organizadora do seminário diz que ainda há vagas em aberto.

Por G1 DF

Dançarinos se apresentam em palco (Foto: Vera Bandeira/Divulgação)

A capital federal recebe entre 10 e 23 de julho a 27ª edição do Seminário Internacional de Dança de Brasília. Segundo a organização do evento, 90% dos inscritos são de fora do Distrito Federal ou do país. A expectativa é de que a vinda destes artistas movimente a economia, alimentando os setores hoteleiro, cultural, gastronômico e o comércio. As apresentações serão abertas ao público.

Ainda há vagas abertas, diz a organizadora do seminário, Gisèle Santoro. "A quantidade de brasilienses que se inscreveram para participar do Seminário representa apenas 10% do total de participantes. Ainda dá tempo de se inscrever para aprender técnicas internacionais e vivenciar experiências repassadas por renomados professores estrangeiros."

Entre as modalidades estão aulas de teatro e dança, práticas e teóricas, como ballet, jazz, hip-hop, contemporâneo e pilates. O evento também conta com programação para crianças entre 7 e 11 anos e atividades voltadas para portadores de necessidades especiais.

O objetivo do seminário é levar aos alunos o contato com técnicas de danças presentes em todo o mundo. Há professores canadenses, americanos, cubanos, paraguaios, franceses e alemães.

Os bailarinos que mais se destacarem durante o seminário poderão ser beneficiados com participação em eventos internacionais, bolsas de estudos, estágios e contratos no exterior.

Desde 1991, ano da primeira edição, foram concedidas pelo menos 1,8 mil bolsas de participação para bailarinos carentes e 572 prêmios para jovens talentos brasileiros.

Apresentação de dança no DF (Foto: Vera Bandeira/Divulgação)

Eventos abertos

O público em geral poderá acompanhar as apresentações de dança do seminário. No dia 22 de julho, haverá uma em frente ao Conjunto Nacional, o Palco Livre, com o apoio da Secretaria de Turismo do DF.

Serão mini-espetáculos e aulões gratuitos de diversas modalidades de dança (frevo, sapateado, dança do ventre e flamenco). No mesmo dia, a primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cecília Kerche, dará uma aula aberta à comunidade de Brasília.

O evento é feito pela Secretaria de Cultura do DF, em parceria com a Associação dos Bailarinos Profissionais do DF e a Associação Cultural Claudio Santoro.

27ª edição do Seminário Internacional de Dança de Brasília

As inscrições para os pacotes de aulas podem ser feitas até o dia 21 de julho na recepção do evento, na Galeria Athos Bulcão (acesso via N2). Os valores variam de R$ 590 a R$ 1,2 mil, de acordo com a quantidade de atividades que o aluno deseja fazer.
Local do Módulo Acadêmico: Salas de Ensaio e Galeria Athos Bulcão do Teatro Nacional Claudio Santoro (acesso via N2)
Locais do Módulo Performático: Gala de Abertura (Casa Thomas Jefferson); Concurso Internacional (Auditório Planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães); Palco Livre (em frente ao shopping Conjunto Nacional); Gala de Encerramento (Sesc Ceilândia).