A única maneira de mudar o Brasil, o Distrito Federal e qualquer outra cidade do Brasil para melhor, é votando certo, pois pra que os políticos ruins estejam ali, eles precisam de votos.

Para consertar o Governo somente votando em políticos bons, pode até levar um tempinho, mas é possível chegar lá, temos que começar!

Muitos políticos que ai estão já tem seus eleitores fieis, então se você anular, votar em Branco ou se abster de votar, deixando seu direito de cidadão, só vai estar colaborando para que a situação se permaneça como está, um verdadeiro pão e circo.

Perto das eleições sempre ouvimos falar que se mais de 50% dos eleitores votarem nulo, tem que haver uma nova eleição no prazo de 20 a 40 dias. Isso não é verdadeiro.

O artigo 224 do código eleitoral que fala sobre esta anulação, na verdade fala sobre o voto anulado e não o seu voto nulo, o qual acontece por fraude, falsidade, coação e outros elencados no citado artigo, e diz respeito aos votos que foram atribuídos ao candidato que usou de algum ilícito, ou teve seu registro de candidatura indeferido após o lacre das urnas.

Em Bonito cidade do Mato Grosso do Sul, nas eleições de 2.012, o ex-prefeito da cidade, eleito com 52,05% dos votos válidos, teve sua candidatura cassada porque teve prestação de contas rejeitadas, de um Mandato anterior, então o TRE/MS o considerou ficha suja.

Na verdade o candidato estava concorrendo as eleições, as pessoas não fizeram a opção pelo voto nulo, votaram num candidato devidamente registrado, foi por motivo alheio à sua vontade de anular o voto, foi o TRE/MS que anulou as eleições.

É essa a aplicação do artigo 224 do código eleitoral, o TSE diz que os “votos anulados pelo eleitor, por vontade própria ou por erro, não se confundem com os votos anulados pela Justiça Eleitoral em decorrência de ilícitos – como falsidade, fraude, coação ou compra de votos”.

Então não vamos facilitar a vida dos maus políticos votando Nulo ou em Branco, mas sim em candidatos que nunca estiveram envolvidos em corrupção e que mostram trabalho e honestidade nas suas ações.

Rócio Barreto - Cientista Político e Sociólogo, Especialista em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais. Fundador da ONG Saúde e Cidadania. Criador e Apresentador do Programa Painel da Cidadania, exibido na TV Comunitária do DF. Contatos: Zap 61 99221-8832 e www.rociobarreto.com.br