Cultura promove seminário sobre o carnaval de Brasília

Aberto à comunidade, encontro para discutir diretrizes da festa em 2018 e avaliar a deste ano será no Clube do Choro, em 24 e 25 de agosto

O aperfeiçoamento de uma política pública para o carnaval do Distrito Federalserá tema de seminário promovido pela Secretaria de Cultura, em 24 e 25 de agosto. O encontro ocorrerá no Clube do Choro (Eixo Monumental, próximo ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães).

A discussão das diretrizes para a folia brasiliense em 2018 reunirá gestores públicos, pesquisadores e representantes de blocos de rua e de escolas de samba.

O público interessado no assunto também pode participar e fazer perguntas depois das apresentações.

Estão previstas mesas-redondas, palestras e debates sobre temas jurídicos, organização operacional e financiamento do carnaval de Brasília (veja abaixo a programação).

Para as discussões, além de convidados do DF, haverá outros do Rio de Janeiro, de Pernambuco, da Bahia e de Belo Horizonte. Eles vão mostrar experiências de organizações de grandes eventos.

“É necessária uma preparação para acolher essa festa cultural que chegou a 2 milhões de pessoas nas ruas”Mariana Soares, subsecretária de Políticas de Desenvolvimento e Promoção Cultural

A subsecretária de Políticas de Desenvolvimento e Promoção Cultural, da Secretaria de Cultura, Mariana Soares, conta que uma série de mudanças na condução do carnaval tem sido feita desde 2016, devido ao crescimento nos últimos dois anos.

“É necessária uma preparação por parte do governo para acolher essa festa cultural que chegou a 2 milhões de pessoas nas ruas”, justifica Mariana.

Ela ressalta que esse preparo envolve várias áreas como o atendimento de saúde, a mobilidade, a limpeza urbana e o financiamento.

Seminário do Carnaval de Brasília

24 e 25 de agosto (quinta e sexta-feira)

No Clube do Choro — Setor de Divulgação Cultural, Bloco G, Eixo Monumental (próximo ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães)
24 de agosto

9 horas — credenciamento
9h30 — abertura oficial
10 horas — Mesa 1: A dimensão cultural do carnaval: história, expressões, liberdade e direito
14 horas — Mesa 2: Carnaval e cidades: modelos e políticas públicas no panorama brasileiro
17 horas — Roda de diálogo: Balanço e avaliação do carnaval de Brasília 2017
25 de agosto

9h30 — Mesa 3: O carnaval planejado: regulação urbana, serviços e segurança pública
14 horas — Mesa 4: Economia e sustentabilidade do carnaval
16h30 — apresentação das diretrizes para o carnaval de Brasília 2018
18 horas — encerramento oficial, seguido de apresentação artística

© Espaço Mulher DF - 2013 - Todos os direitos reservados.
imagem-logo