Rollemberg tinha prometido estruturas para setembro. Obras no Lago Paranoá estão na faixa de 70% e no Bananal estão na faixa de 50%, diz Caesb.

Por G1 DF

Rollemberg visita estrutura para captar água do Lago Paranoá (Foto: Bianca Marinho/G1)

O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) disse na manhã desta quinta-feira (10) que o início da captação de água no Lago Paranoá terá início no dia 2 de outubro. Em junho, o governo havia anunciado que o início da captação estava previsto para setembro.

"No dia 2 de outubro, a nossa expectativa é que comece a captação assistida beneficiando o conjunto da população do DF."

Segundo a Caesb, as obras no Lago Paranoá estão na faixa de 70% e no Bananal estão na faixa de 50%.

Na manhã desta quinta, o governador e o ministro de Integração Nacional, Helder Barbalho, estiveram nas obras de captação emergencial de águas do Lago Paranoá. Segundo o ministro, a parceria busca garantir que cerca de 400 mil pessoas sejam diretamente beneficiadas.

Com o custo de R$ 42 milhões, a previsão é abastecer Asa Norte, Itapoã, Lago Norte, Paranoá, parte de Sobradinho II e Taquari. Atualmente, o fornecimento para essas regiões é feito pelo Sistema Produtor Santa Maria-Torto.

Desde janeiro, o DF passa por racionamento de água, na crise hídrica considerada a mais grave da história local. Veja o cronograma completo do rodízio aqui.

Funcionários trabalham na obra de captação emergencial do Lago Paranoá (Foto: Bianca Marinho/G1)