Estudo aponta fatores como superlotação, preço alto e insegurança. Diminuição é por causa do aumento de carros nas ruas, aponta levantamento.

Por Elielton Lopes e Catarina Martorelli, G1 DF e TV Globo

Passageiros embarcam em ônibus na rodoviária do Plano Piloto (Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília)

O número de passageiros que usa o transporte público no Distrito Federal caiu 15% no último ano, aponta estudo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). O dado representa 150 mil passageiros a menos por dia. O resultado, segundo a associação, é maior do que o registrado de agosto de 2015 a julho 2016, quando a queda foi de 9%.

O levantamento aponta que os principais motivos para que a população deixe de escolher o transporte público são a superlotação, o alto preço das passagens, a falta de ônibus para todos os destinos, a insegurança e o aumento do transporte irregular.

Passageiro embarca em ônibus do BRT Sul no Distrito Federal (Foto: Gabriel Jabur/GDF/Divulgação)

“Infelizmente é uma realidade que a gente está enfrentando todos os dias. E é o único meio de transporte que a gente tem de locomoção para ir para casa. Se eu pudesse, realmente não dependeria. Teria um carro, uma coisa melhor”, disse o operador de caixa Marcos Antônio

“Não tem a qualidade que a gente poderia ter pelo menos pelo valor que a gente paga hoje, que é super alto.”

Presidente da associação das empresas de transporte público, Barbosa Neto atribui a diminuição na escolha pelo ônibus ao aumento de carros nas últimas duas décadas. “O número fala por si só. Nos últimos 20 anos, a velocidade média do ônibus caiu 50%. Isso porque o número de carros e a priorização do uso das vias urbanas pelo transporte individual tem crescido”, explica.

“Isso faz com que a velocidade do ônibus caia, diminua a atratividade e com que a queda de demanda seja significativa.”

Passageiros aguardam saída de ônibus da Viação Pioneira na Rodoviária do Plano Piloto, no Distrito Federal (Foto: Renato Araújo/Agência Brasília)

Neto também aponta fatores financeiros. Segundo ele, operar transporte coletivo também ficou caro com o passar dos anos. “A elevação de custos: o óleo diesel, os salários também aumentaram. Todos são custos significativos para os operadores, acima do processo inflacionário.”

Atualmente, o preço da passagem de ônibus no DF vai de R$ 2,50 a R$ 5. O último reajuste foi no começo deste ano.