Esporte à Meia-Noite e Pronatec Mulheres Mil ofereceram seis cursos com quatro meses de duração cada um. Formatura ocorreu na noite desta quinta (3) no Caic Assis Chateaubriand.

Na noite desta quinta-feira (3), 120 moradores da Vila Buritis, em Planaltina, receberam certificados por terem concluído um dos seis cursos de Formação Inicial e Continuada.Os 120 formandos receberam os diplomas na noite desta quinta-feira (3) em Planaltina. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

A formatura ocorreu no Centro Atendimento Integrado da Criança (Caic) Assis Chateaubriand, na região administrativa.

Rita e Letícia Oliveira, mãe e filha, formaram-se juntas, mas em cursos diferentes. A primeira, como manicure, e a segunda, como assistente administrativa.

“Para mim é uma vitória. Vai fazer diferença em tudo na minha vida. Agora eu tenho uma profissão e vou poder trabalhar com o diploma”, disse Rita, de 41 anos, que é babá.

Já a filha, de 15 anos, aluna do ensino médio, começou a frequentar o Caic quando tinha 12 anos por causa das atividades esportivas do programa Esporte à Meia-Noite, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social.

Agora, com a capacitação, vai começar a estagiar. “Os conhecimentos como assistente administrativa podem ser um diferencial no trabalho”, comemorou Letícia.

Além de os cursos serem gratuitos, os estudantes inscritos no cadastro único de programas sociais do governo federal (CadÚnico) ganharam uma bolsa de R$ 360, graças a uma parceria entre as Secretarias da Segurança Pública e de Educação — por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Por quatro meses, eles foram capacitados nos cursos de:
assistente administrativo
cuidador de idoso
garçonete
língua brasileira de sinais (Libras)
manicure
porteiro

Presente na cerimônia, o subsecretário de Educação Básica, Daniel Crepaldi, discursou para os formandos. Segundo ele, o apoio do Pronatec só é possível porque o Ministério da Educação reconhece o serviço que Brasília oferece aos seus cidadãos.

“Vocês podem levar esses diplomas para o mercado de trabalho, porque eles vão ser importantes para conseguir vagas em uma concorrência muito grande”, avaliou Crepaldi.


LEIA TAMBÉM


VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA SE FORMAM EM MASSOTERAPIA

Desde 2014, os cursos são oferecidos como parte do programa Esporte à Meia-Noite, com foco em mães e irmãs dos jovens atendidos e em pessoas inscritas no CadÚnico. A ideia é que elas façam as aulas enquanto eles estão em oficinas esportivas, como caratê e jiu-jítsu, no mesmo horário, das 19 às 22 horas, no próprio Caic.

O resto das vagas fica aberto para a comunidade local, o que permite aos homens participarem das capacitações também. Segundo o professor e coordenador do Núcleo da Vila Buritis do programa Esporte à Meia-Noite, Carlos Henrique Moraes, 90% das cadeiras são ocupadas por mulheres.

Quase mil pessoas se formaram nos cursos, que também incluem aulas de massoterapeuta e de cabeleireiro.
Inscrições para oito novas turmas serão abertas em 15 de agosto

Em 15 de agosto, oito novas turmas estarão com inscrições abertas presencialmente, no próprio Caic, onde ocorrem as aulas. Depois, há mais oito cursos previstos para setembro.

A partir de agosto, novas capacitações serão feitas para:
balconista de farmácia
camareira
cuidador infantil
lavador e polidor de veículos

Entre os formandos desta noite, havia 25 mulheres beneficiadas pelo programa Pronatec Mulheres Mil, por meio da Secretaria de Educação.

As turmas de garçonete e de manicure foram criadas apenas para aquelas em condições de vulnerabilidade social e vítimas de violência.
Esporte à Meia-Noite desenvolve atividades para jovens e adolescentes

Criado para dar opções a jovens e adolescentes em áreas de vulnerabilidade social, o programa Esporte à Meia-Noite oferece atividades esportivas em pontos estratégicos onde há muita violência.

Para o coordenador do núcleo, o programa é relevante para os jovens da região. “O Caic fica em um ponto estratégico, entre os Bairros Buritis 2 e 4. É um local onde os chefes de família são mulheres com baixa renda, e os índices de criminalidade, altos.”
"É um local (o Caic) onde os chefes de família são mulheres com baixa renda, e os índices de criminalidade, altos"Carlos Henrique Moraes, coordenador do Núcleo da Vila Buritis do programa Esporte à Meia-Noite

Normalmente, as atividades do programa vão das 22 às 2 horas, mas o núcleo do Caic de Planaltina está temporariamente sem o apoio de policiais militares e de bombeiros.

Por isso, conta atualmente com apenas duas oficinas fechadas para pessoas de 15 a 24 anos — uma de caratê e outra de jiu-jítsu com professores de educação física cedidos por meio de parceria com a Secretaria de Educação.

Nas atividades regulares que vão até a madrugada, o Caic fica aberto para toda a população local praticar esportes.

O Esporte à Meia-Noite está presente nas seguintes regiões administrativas:
Ceilândia
Gama
Guará
Planaltina
Samambaia
Santa Maria
São Sebastião
Sobradinho II

Os interessados em participar das práticas podem tirar dúvidas pelos telefones (61) 3234-8171 e (61) 3361-0263, ou pelo e-mail esporteameianoite@gmail.com.