Governador Rodrigo Rollemberg participou da cerimônia nesta quinta-feira (21) na estação de metrô da 112/212 Sul.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi celebrado nesta quinta-feira (21) na Estação da Cidadania do metrô, na 112/212 Sul. Houve apresentação de teatro com artistas com deficiência auditiva, dança em cadeira de rodas, atrações musicais, além de palestras, corte de cabelo, oficina de maquiagem e atendimento jurídico.O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi celebrado nesta quinta-feira (21) na Estação da Cidadania do metrô, na 112/212 Sul. O governador Rollemberg participou da cerimônia. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou do evento promovido pela Coordenação de Pessoas com Deficiência, da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

“Este é o momento de trabalharmos juntos por uma Brasília Cidadã, que inclua as pessoas com deficiência”, disse o chefe do Executivo local. Rollemberg destacou algumas ações do governo que visam melhorar a infraestrutura da cidade para atender às necessidades especiais desses cidadãos:
Recente inauguração do Centro Olímpico e Paralímpico de Planatina
Adoção de horário especial de trabalho para servidores públicos com deficiência ou que tenham algum parente com deficiência
Abertura da Agência do Trabalhador para Pessoas com Deficiência
Elaboração de um projeto de acessibilidade nos entornos dos hospitais, que será licitado em breve

A cantora Naiara Fontenelle, de 24 anos, tem deficiência visual e se apresentou no evento desta manhã. Para ela, a data é significativa para a inclusão. “Nós, pessoas com deficiência, precisamos ser enxergados. Notamos alguns avanços na acessibilidade, mas ainda há muito a ser melhorado”, disse.
“Este é o momento de trabalharmos juntos por uma Brasília Cidadã, que inclua as pessoas com deficiência”Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, foi estabelecido pelo Decreto nº 11.133, de 14 de julho de 2005. A oficialização da data foi uma iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas com Deficiência, grupo que debate propostas de transformações sociais desde 1979.

A rede de proteção à pessoa com deficiência no Distrito Federal é composta pela Central de Libras, que atende em média 1,3 mil pessoas por mês; pela Agência do Trabalhador para Pessoas com Deficiência, com cerca de 1,5 mil atendimentos mensais; pela Gerência de Oportunidades de Emprego da Coordenação de Pessoas com Deficiência; pela Estação da Cidadania; e por instituições conveniadas.