Todas são distribuídas de graça; atualmente com 84 anos, 'Dona Odete' dedica tempo para produzir peças. Especialista diz que material ajuda no pós-cirúrgico.

Por G1 DF

Idosa de 84 anos faz almofadas de coração para doar a mulheres com câncer de mama.

Odete Silva, uma idosa de 84 anos, decidiu encontrar uma forma de dar mais conforto para mulheres que tiveram câncer de mama e precisaram retirar os seios: ela confecciona e distribui almofadas em formato de coração e distribui de graça em todo o Distrito Federal.


Ela costura as peças há aproximadamente oito anos. Segundo "Dona Odete", o objeto é desenhado para se encaixar debaixo do braço da paciente, facilitando o descanso após o procedimento cirúrgico e reduzindo o inchaço do pós-operatório.

“Além disso, a almofada oferece suporte emocional e é um símbolo de solidariedade.”

Dona Odete trabalhou em fábricas de tecido em Minas Gerais até se mudar para Brasília, nos anos 1960. Atualmente, aposentada, dedica o tempo produzindo as peças para distribuir a essas mulheres, sem nenhum custo financeiro em troca.

Dona Odete confeccionando as almofadas em casa (Foto: TV Globo/Reprodução)


“As mulheres ficam felizes em ser presenteadas. Uma moça se emocionou quando me viu pessoalmente, porque ela tinha ganhado uma almofada, mas ainda não me conhecia. Isso causa emoção, porque você está dando e não vendendo”, disse.


A fisioterapeuta Raquel Rosa conheceu o projeto da Dona Odete há seis anos por meio de uma paciente que recebeu uma almofada e, então, decidiu contribuir.

Em 2015, Raquel lançou um livro que fala sobre as dificuldades que as mulheres enfrentam com o câncer. Todo o dinheiro recebido com a venda do exemplar, Raquel converteu em material para produzir as almofadas, o que deu uma média de 700 peças.

"Hoje eu falo que a Odete é minha amiga. Eu venho aqui para tomar café e, coincidentemente, nesses seis anos que a gente se conhece, bem na época que eu lancei meu livro, perdi minha mãe devido a uma leucemia. Ela [Dona Odete] passou a ser minha mãe", disse a fisioterapeuta.

Em entrevista à TV Globo, a fisioterapeuta Raquel Rosa explica como contribui para o projeto de Dona Odete (Foto: TV Globo/Reprodução)

A aposentada não sabe explicar ao certo o motivo de ter começado a produzir a almofada. Mas disse que foi uma amiga da filha quem convidou para começar o projeto. “Ela [amiga da filha] me passou o molde e eu comecei a fazer de casa mesmo”, explicou.

Em entrevista à TV Globo, a fisioterapeuta Anna Gabriella e Silva explicou os benefícios do uso da almofada. “Quando a mulher faz a mastectomia pode apresentar algumas complicações, como dor, inchaço e pode ter algumas limitações no movimento do braço. Então as almofadas são utilizadas no pós operatório para prevenir esses problemas.”

Quer ver outras informações do Distrito Federal? Acesse o G1 DF.