Homenagem proposta pelo deputado Chico Vigilante

A Câmara Legislativa realiza nesta segunda-feira (9), às 15h, sessão solene para celebrar o aniversário de 57 anos do Gama. O evento, de iniciativa do deputado Chico Vigilante (PT), acontecerá no campus do Gama do IFB (DF 480, Lote 01, Setor de Múltiplas Atividades). A solenidade contará com a presença de moradores, líderes comunitários, empresários, parlamentares e autoridades.

Ao justificar a homenagem, o deputado Chico Vigilante ressaltou a importância do Gama para o desenvolvimento econômico, cultural e esportivo do Distrito Federal. Ele lembra que a cidade foi fundada em 12 de outubro de 1960, e hoje tem mais de 150 mil habitantes, consolidando-se cada vez mais como a mais importante região administrativa da região sul do DF.

História - Com a decisão de transferir a capital do Brasil para o Planalto Central, as terras que pertenciam às fazendas Gama, Ponte Alta, Ipê e Alagado ficaram dentro da área escolhida para abrigar Brasília. Em 1959, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), residiam no local que viria a se tornar o Gama pouco mais de 950 pessoas. Na década de 1960, 30 famílias foram transferidas para lá, em função das obras da barragem do Lago Paranoá.

O Gama tornou-se região administrativa em 1989, por meio da Lei nº 49/89 e do Decreto nº 11.921/89, que fixou os novos limites das regiões administrativas do Distrito Federal. É formado por área urbana e rural. A área urbana divide-se em cinco setores: Norte, Sul, Leste, Oeste e Setor de Indústrias. Já a área rural é composta pela Colônia Agrícola Ponte alta, Córrego Crispim e Núcleos rurais Monjolo, Ponte Alta de Baixo, Ponte Alta Norte, Alagado e Casa Grande.

Economia - Atualmente, a cidade é um grande polo econômico e geográfico para outras regiões administrativas do DF e cidades goianas, como Recanto das Emas, Riacho Fundo, Santa Maria e Santo Antônio do Descoberto e Novo Gama, em Goiás.

O Gama tem seu comércio local consolado como sua principal atividade econômica, movimentando milhares de empresas, dentre elas faculdades, bancos, indústrias e o Gama Shopping, além das redes de academias, farmácias e supermercados. Já o setor de indústria foi transformado em área mista, possibilitando a incorporação de empreendimentos comerciais e habitacionais.

Cultura - A cultura na cidade é expressada por meio de feiras, festivais e movimentos culturais locais. O Gama conta com diversos equipamentos culturais, dentre eles o Teatro Galpãozinho, Teatro Espaço Semente, Centro Cultural do Gama, entre diversos outros que possibilitam a propagação cultural da população.

A cidade ganhou projeção nacional também graças ao seu time de futebol, Sociedade Esportiva do Gama, que, no final dos anos 90, marcou seu nome entre os grandes times do país. O Estádio Valmir Campelo Bezerra, mais conhecido como Estádio do Bezerrão, é sede dos jogos do time.

José Coury Neto - Coordenadoria de Comunicação Social