Horário de verão começa no domingo (15)

Até 17 de fevereiro, relógios precisarão estar adiantados em uma hora. Medida evita sobrecarga no sistema de energia no período das 18 às 21 horas.

O horário brasileiro de verão começa à zero hora de domingo (15). A partir desse dia, os relógios precisam ser adiantados em uma hora. A medida estará vigente até as 23h59 de 17 de fevereiro de 2018.Horário de verão começa no domingo (15) e vai até 17 de fevereiro de 2018. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

O principal objetivo do horário de verão é reduzir a demanda por energia no horário de pico, ou seja, das 18 às 21 horas, e evitar sobrecarga. No último ciclo (2016/2017), por exemplo, houve redução de 2% nesse horário, o que representa 25 megawatts.

O alívio no sistema é equivalente, aproximadamente, à carga de Santa Maria em horário de pico. Em 2015/2016, a Companhia Energética de Brasília (CEB) registrou redução de cerca de 3% no consumo.

A diminuição da demanda por energia ocorre porque, com a mudança, o encerramento de atividades se dá geralmente enquanto ainda há luz solar, que substitui a iluminação pública.
3%Redução do consumo de energia em Brasília no último horário de verão

Os postes em Brasília têm sistema que reconhece a ausência de energia solar. Por isso, a lâmpada acende ou apaga automaticamente. São 293.876 pontos de iluminação pública no DF.

De acordo com o Decreto Federal nº 6.558, de setembro de 2008, o horário de verão vai sempre do terceiro domingo de outubro ao terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte — ou quarto, no caso de coincidir com o carnaval. A vigência é variável, mas, em média, tem sido de 120 dias.
Medida alcança Sul, Sudeste e Centro-Oeste

No Brasil, a medida foi instituída em 1931 pelo presidente da República Getúlio Vargas. Na estreia e no verão seguinte, durou quase meio ano. Depois, a adoção foi retomada em períodos não consecutivos, de 1949 a 1953; de 1963 a 1966; e a partir de 1985 até agora.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, quanto mais próximo da linha do Equador uma região está, menos eficiente é o horário. Por isso, as Regiões Norte e Nordeste do País não são afetadas.

Além do Brasil, a mudança ocorre em países como: Argentina, Austrália, Bahamas, Canadá, Chile, Cuba, Egito, Estados Unidos, Guatemala, Haiti, Honduras, Irã, Iraque, Israel, Líbia, Marrocos, México, Nova Zelândia, Paraguai e Uruguai.

© Espaço Mulher DF - 2013 - Todos os direitos reservados.
imagem-logo