Melhorias foram possíveis por meio de parceria entre governo de Brasília e empresários da região. Administração do Plano Piloto disponibilizou servidores para revitalizar o espaço.

Resultado de parceria entre o governo de Brasília e a iniciativa privada, o parque infantil da orla da Ponte JK, no Setor de Clubes Sul, foi reinaugurado neste domingo (22). Parque infantil na margem do Lago Paranoá foi reformado. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

A reforma foi custeada pela Associação dos Empresários do Beira Lago. A Administração Regional do Plano Piloto atuou disponibilizando 20 servidores para a execução do serviços. Foram feitas a recuperação de calçadas, a pintura de meio-fios e a colocação de areia.

Para o administrador do Plano Piloto, Gustavo Carvalho Amaral, a parceria com os empresários foi fundamental para a realização do projeto. “Caso contrário, a proposta seria inviabilizada em virtude da questão orçamentária. Depois que [os módulos] do parquinho chegaram, foram três dias de trabalho. Foi muito rápido”, explicou.

A revitalização do espaço é mais uma opção de lazer para a comunidade e faz parte do projeto Orla Livre, que devolve o acesso ao Lago Paranoá à população de Brasília.
"A reforma ficou ótima. Antes, os brinquedos estavam estragados e podiam machucar as crianças"Anderson Bragança, morador do Entorno do DF em visita ao parque infantil da orla da Ponte JK

Além disso, para comemorar a reabertura, serão oferecidas, durante o dia, oficinas de confecção de pipas, de dobraduras em papel e treinamento de embaixadinhas com bola. As atividades são parte das comemorações do Mês da Criança e integram o programa Criança Candanga, conjunto de políticas públicas voltadas para a infância e a adolescência em Brasília.

Usuário assíduo da orla na área da Ponte JK, Anderson Bragança, de 40 anos, levou os filhos para conhecerem a nova estrutura de lazer. Morador do Novo Gama, em Goiás, ele busca no Distrito Federal opções de diversão para a família. “A reforma ficou ótima. Antes, os brinquedos estavam estragados e podiam machucar as crianças. Agora é tudo novinho”, comparou.

A revitalização do espaço de 200 metros quadrados era ainda um anseio dos empresários da região. “Antes tinha mais de 50 barracas de comércio ilegal e casos de criminalidade aqui em frente. Isso prejudicava nossa atividade”, avaliou o representante da Associação dos Empresários do Beira Lago, Igor Soares.

A proposta, segundo ele, é dar continuidade às melhorias do espaço público. “O próximo passo é a reforma da fonte. Estamos em contato com outros parceiros.”