Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural aponta aumento no consumo dos produtos entre 2015 e 2016. Brasília tem 150 pontos de venda e 59 feiras exclusivas.

Por G1 DF e TV Globo

Produtos orgânicos em feira no Distrito Federal (Foto: TV Globo/Reprodução)

O consumo de produtos orgânicos no Distrito Federal aumentou 34% entre 2015 e 2016, segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). No ano passado, o setor movimentou cerca de R$ 35 milhões. A capital concentra 150 pontos de venda de produtos orgânicos, sendo 59 feiras exclusivas.

Segundo o coordenador de Agroecologia e Produção Orgânica da Emater, José Nilton Campêlo, a explicação para o crescimento está na consciência das pessoas sobre a sustentabilidade da produção dos orgânicos. "Além dele estar buscando a saúde, ele sabe que por trás desse produto tem todo um processo de sustentabilidade."

"Sabe também que isso está trazendo renda para essas familias, para esses agricultores locais. Potencializando, dinamizando a nossa economia."

Feira de produtos orgânicos no Distrito Federal (Foto: TV Globo/Reprodução)

Para a aposentada Violante Pinto, a qualidade dos alimentos e os benefícios à saúde são os principais motivos para a compra dos orgânicos. "Primeiro, pelo sabor, e segundo pela saúde, porque a gente sabe que agrotóxico, adubo que não for orgânico, pode ser prejudicial à saúde."

Apesar do cenário positivo, a dona de uma propriedade no Paranoá onde são cultivados 25 tipos de hotaliças afirma que a oferta desses produtos no DF ainda é insuficiente para suprir a demanda, que vem crescendo.

"A produção é bem expressiva, há bastante oferta em feira e isso tá fazendo com que realmente cresça. Porque acho que a demanda realmente existe, o que falta é oferta, e onde tiver oferta vai estar crescendo a venda, a comercialização", disse Vaclevane Ribeiro Valle.

Produção de hotaliças orgânicas no Paranoá, no Distrito Federal (Foto: TV Globo/Reprodução)

A produtora trabalha com orgânicos há 20 anos e vende os produtos para 70 lojas em todo o DF.