Evento neste domingo (17) contou com cerca de 500 cavaleiros. Governador de Brasília também percorreu os 4 quilômetros do passeio

A Cavalgada da Sagrada Família encerrou, neste domingo (17), o 17o Encontro de Folia de Reis do Distrito Federal. Cerca de 500 cavaleiros saíram do centro de Ceilândia, na QNN 27, em direção à Casa do Cantador, na Quadra 32.A Cavalgada da Sagrada Família encerrou, neste domingo (17), o 17o Encontro de Folia de Reis do Distrito Federal. O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, cavalgou os cerca de 4 quilômetros do percurso. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, cavalgou os cerca de 4 quilômetros do percurso e enfatizou a alegria de trabalhar em defesa da atividade rural. “Quero reiterar nosso compromisso com o campo. Esses produtores tem de minha parte respeito, apreço e admiração.”

A Polícia Militar do DF e o Departamento de Trânsito (Detran) fizeram a escolta dos participantes.

“Esse é um evento que faz parte da tradição rural brasileira. Esse apoio institucional do governo é importante porque estamos falando de algo valoroso para a cultura da nossa gente”, acrescentou Rollemberg.

A amazona Bruna Martins, de 15 anos, participou do passeio. Ela disse ter aprendido a cavalgar desde pequena, pois o pai é caminhoneiro e faz transporte de cavalo. Para a jovem, que já fez hipismo, esse tipo de evento reforça o esporte e a tradição cultural. “É um incentivo para eventos equestres. A gente quase não vê esse tipo de acontecimento na cidade.”

O coordenador do passeio de hoje, João Paulo de Sousa Serafim, já produziu sete cavalgadas em Ceilândia. “Brasília tem uma área rural muito grande, e essa é uma oportunidade de unir todos os criadores de cavalos do DF.”

Depois de cavalgar com o comboio, o governador Rodrigo Rollemberg visitou as apresentações da Folia de Reis na Casa do Cantador.

O local também recebeu feira de artesanato com elementos da cultura caipira e barracas com comidas típicas.
Folia de Reis 2017 teve três dias de atrações

O Encontro de Folia de Reis começou na sexta-feira (15), com a encenação da chegada dos Três Reis Magos e shows musicais como a dupla Zé Mulato e Cassiano.

As apresentações de Folia de Reis são uma tradição da cultura popular, feitas sempre entre o Natal e o Dia de Reis (6 de janeiro). Os grupos se apresentam com músicas, danças e encenações.

A primeira edição do evento no DF ocorreu em 2001, na Granja do Torto.
Homenagem no Riacho Fundo II

Antes de ir para a cavalgada, o governador foi homenageado em um Louvor no Riacho Fundo II.

O evento foi promovido por representantes de famílias de baixa renda que serão beneficiadas com a construção de unidades habitacionais.

O processo está a cargo da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), e as moradias estão no processo de retirada de alvará para que as obras tenham seguimento.

O lote para construção fica na terceira etapa do Riacho Fundo II e faz parte doprograma Habita Brasília.