Homenagem proposta por Luzia de Paula

Nesta quarta-feira (13), às 19h, a Câmara Legislativa realiza solenidade em comemoração ao Dia do Forró. O evento acontece na Casa do Cantador, que fica na quadra 32 de Ceilândia Sul. A autora da iniciativa, deputada Luzia de Paula (PSB), destaca que a data é uma homenagem ao dia do nascimento do maior sanfoneiro que o Brasil conheceu, Luiz Gonzaga, responsável por disseminar o forró pelo País.

Luzia reforça que o "forró faz parte da história brasileira", popularizou-se como ritmo típico dos festejos juninos nordestinos e hoje é um gênero musical tocado em todo o Brasil. Há duas hipóteses para a origem do nome, conta a parlamentar. Segundo o folclorista Câmara Cascudo, forró deriva de forrobodó, mas há quem diga que a palavra deriva da expressão inglesa for all (para todos), escrita nas portas dos bailes em Pernambuco no início do século, durante o período de construção das ferrovias brasileiras pelos ingleses.

A ligação desse ritmo com Brasília se mescla à própria construção da cidade, em que participaram centenas de nordestinos. Eles ouviam nos acampamentos, aos finais de semana, o forró de Luiz Gonzaga, Trio Nordestino e Jackson do Pandeiro.

O forró tradicional é formado pelo sanfoneiro e os tocadores de pandeiro, zabumba e triângulo. Durante a solenidade vão se apresentar grupos de forró com esta natureza, integrantes da Associação dos Forrozeiros do DF (Asforro), entre eles o Trio do Nordeste. 

Coordenadoria de Comunicação Social