Com pagamento de horas extras, as equipes da Novacap passam a trabalhar também aos sábados até o fim da estação. Poda de árvores e roçagem estão entre as prioridades acertadas em reunião com os administradores regionais nesta sexta (29).

A intensificação da operação tapa-buraco em Brasília até o fim do período de chuvas foi anunciada, na tarde desta sexta-feira (29), pelo governador Rodrigo Rollemberg. Poda de árvores e roçagem estão também entre as prioridades durante a estação.A intensificação da operação tapa-buraco em Brasília até o fim do período de chuvas foi anunciada, na tarde desta sexta-feira (29), pelo governador Rodrigo Rollemberg. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Para assegurar o êxito da missão e valorizar o esforço coletivo, o chefe do Executivo autorizou o pagamento de horas extras às equipes da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap)envolvidos na operação.

Enquanto as chuvas não acabarem, eles trabalharão também aos sábados. Além disso, a usina de massa asfáltica da companhia começará a funcionar uma hora mais cedo para produzir mais asfalto.

O anúncio foi feito em reunião com representantes das administrações regionais do DF no Palácio do Buriti. “O objetivo é alinhar o trabalho dos administradores com o da Novacap para que eles redobrem os esforços na limpeza pública e na tapagem de buracos em vias”, explicou o governador.

Também presente à reunião, o presidente da Novacap, Júlio Menegotto, esclareceu que, com as horas extras, será possível aumentar a quantidade de buracos tapados pela empresa pública. “Nossa usina produz até 600 toneladas de massa asfáltica por dia. Com um dia de trabalho a mais, teremos uma produção semanal substancialmente elevada.”
Efetivos de poda e roçagem serão corrigidos

Também fez parte do anúncio do governador a correção da quantidade de equipes que fazem poda e roçagem em Brasília. “Tivemos um problema com o fim de contratos de empresas licitadas, mas já corrigimos. Temos terceirizadas prontas para atuar em todas as regiões administrativas.”
"O objetivo é alinhar o trabalho dos administradores com o da Novacap para que eles redobrem os esforços na limpeza pública e na tapagem de buracos em vias"Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília

Com isso, houve um atraso de 20 dias no cronograma de poda de árvores, o que resultou em crescimento da vegetação. “Fizemos um pregão eletrônico por R$ 128 milhões, mas as empresas fecharam por R$ 63 milhões, o que gerou uma economia de R$ 65 milhões ao ano”, detalhou o presidente da Novacap.

Como o contrato é anual e vale por cinco anos renováveis, a economia final estimada para o governo de Brasília será de pelo menos R$ 325 milhões.

Com a assinatura do primeiro termo em dezembro, 600 homens trabalham atualmente no serviço. A previsão é que o efetivo suba para 800 trabalhadores até o fim de janeiro de 2018. Nessa data, o atraso da poda de áreas verdes deve estar coberto pela correção do efetivo.
Novacap lançará aplicativo da operação

Ainda na parte de tapagem de buracos, Menegotto disse que há outros esforços por parte da Novacap. “Já na primeira semana de janeiro, lançaremos um aplicativo que permite à população nos informar quando encontrar buracos na rua”, descreveu.

De acordo com ele, o usuário consegue determinar no programa a localização do buraco e enviar uma foto para a Novacap. Com isso, a empresa é capaz de determinar a prioridade a ser atendida com base no dano da via e na circulação de veículos por ela.

Na mesma semana, a companhia lançará uma licitação para aumentar o número de lotes para empresas terceirizadas fazerem o serviço de tapagem de buracos. Subirá de 11 para 14. “Hoje, o contrato cobre 5% da malha viária do DF. Com a nova contratação, subirá para 15%.”

Apesar de o serviço triplicar, Menegotto garante que não haverá aumento no custo devido a um novo método usado pela Novacap. Antes, todo buraco era completamente coberto com massa asfáltica.

Agora, o buraco deve ser complementado com outros materiais, como brita, até chegar ao padrão definido pela Novacap. “Com isso, ampliamos o atendimento e diminuímos o volume de asfalto usado.”