Incentivo à participação de jovens na política

Uma iniciativa suprapartidária, organizada pelo coletivo das juventudes dos partidos políticos do Distrito Federal e a Escola do Legislativo da CLDF, pretende incentivar a renovação dos quadros políticos na Capital. O seminário "Ciclo de formação para a renovação política no DF" – reunindo especialistas e atores que estão envolvidos com as eleições de 2018 – será realizado neste sábado (9), das 10h às 19h, no auditório da CLDF.

Será um dia de atividades com vistas às campanhas políticas, tendo como elemento norteador a apresentação de novos projetos para nossa cidade, segundo os organizadores. A ideia é estimular e contribuir com a formação política de jovens, para que participem, cada vez mais, do processo eleitoral de forma ativa e organizada por meio dos partidos políticos. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral os jovens representaram cerca de 17% do eleitorado brasileiro no último pleito.

Durante o seminário haverá palestras com especialistas em diversas áreas, como marketing eleitoral e planejamento, estrutura do parlamento e atuação dos deputados, legislação eleitoral e noções de financiamento. Na abertura, está prevista a participação de deputados distritais e o primeiro tema de debate será a cobertura jornalística da política local, para o qual foram convidados profissionais de diversos veículos de comunicação.

O evento terá transmissão da TV Web da Câmara Legislativa

Seminário "Ciclo de formação para a renovação política no DF"

Data: 9/12 (sábado)

Horário: 9h

Local: Auditório da Câmara Legislativa do DF


Programação completa aqui

9h - Credenciamento
10h – Abertura
11h – Cobertura política da Capital – Desafios para candidaturas proporcionais
14h – Quais as Regras do Jogo? – Legislação eleitoral para 2018
15h – Qual o papel de um deputado? – Formação política e Processo Legislativo
16h30 – Campanhas eleitorais – Planejamento e Marketing político eleitoral
17h30 – Novas dinâmicas eleitorais – Crowdfunding, Fundo Cívico e novas tecnologias