Uma só dose é necessária para imunização, diz Secretaria de Saúde. Asa Norte apresenta esquema diferenciado; confira países que exigem vacina.

Por Gabriel Luiz, G1 DF

Vacina contra febre amarela é preparada por agente da Saúde (Foto: André Borges/Agência Brasília)

O Distrito Federal tem 139 postos de saúde em área urbana onde é possível tomar a vacina da febre amarela, informou nesta quarta-feira (17) ao G1 a Secretaria de Saúde. A lista com o endereço das Unidades Básicas de Saúde (UBS) pode ser conferida nesta tabela.

O G1 percorreu cinco postos de saúde no início da tarde desta quarta — Asa Sul, Candangolândia, Cruzeiro, Guará e Núcleo Bandeirante. No DF, a busca pela vacina ainda é pequena. Não há registro de filas nem de movimento anormal nos postos de saúde.

As unidades têm colocado informes nas portas dos centros, nos quais informam que a vacina é aplicada em dose única e, portanto, não há necessidade de reforço. Além disso, informam que pessoas a partir de 60 anos só poderão ser imunizadas com prescrição médica.

De acordo com a secretaria, para tomar a vacina nesses lugares, basta chegar com a caderneta de vacinação. “Paciente que já foi imunizado não precisa tomar nova dose. Mas, caso o paciente não possua a caderneta e não se recorde se já tomou a vacina, não tem problema, ele será vacinado por precaução.”

A Asa Norte tem um esquema diferenciado. O posto da 208/408 Norte é o único que não vai aplicar a vacina. Isso porque virou um centro especializado em diabetes, obesidade e hipertensão. Para quem mora na área, a orientação é procurar a UBS da 114/115 Norte ou a da 905 Norte.


Também há vacinas disponíveis nos 32 postos na área rural do DF. A diferença é que nestes locais, a aplicação das injeções ocorre principalmente de forma programada – além da chamada “demanda espontânea”. Por isso, a recomendação é ligar para o 156 para saber qual o dia específico.

Em Brasília, não haverá fracionamento de vacina, como o Ministério da Saúde anunciou para cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Ou seja, cada paciente vai tomar uma dose única e completa da vacina – conforme necessário para viajar para países que exigem a imunização(veja lista completa ao fim desta reportagem).

Números

No DF, foram aplicadas 207.581 doses de vacina de janeiro a novembro de 2017. Segundo a Secretaria de Saúde – que diz estar investigando cinco casos suspeitos de febre amarela desde o começo do ano – , os dados do mês de dezembro ainda estão sendo compilados e neste ano os dados ainda não foram enviados.

Mesmo com o déficit no levantamento, a rede de saúde pública informa que tem 11.250 doses e que as salas de vacina estão abastecidas. Em caso de necessidade, o DF pode solicitar ao Ministério da Saúde um reforço no estoque de imunizações. As doses podem ser recebidas em qualquer unidade de saúde que possua sala de vacina.

Atenção, passageiros

Por causa da demanda crescente pela vacina em todo o país, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) restringiu a emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) apenas para quem comprovar que vai viajar para um país onde a vacina é exigida. A prioridade é para quem fez agendamento online.

Para ter o CIVP, é preciso ter com registro de vacinação contra a febre amarela realizada pelo menos dez dias antes da viagem – inclusive se for conexão por mais de 12 horas.

CIVP exigido em países para viagem (Foto: Divulgação/Anvisa)

Confira lista de países que exigem certificado de vacina da febre amarela, segundo a OMS
Afeganistão
África do Sul
Albânia
Antígua e Barbuda
Angola
Anguilla
Antilhas Holandesas
Arábia Saudita
Argélia
Austrália
Bahamas
Bangladesh
Bahrain
Barbados
Belize
Benin
Bolívia
Botsuana
Brunei
Burkina Fasso
Burundi
Butão
Cabo Verde
Camboja
Camarões
Cazaquistão
Cingapura
Chade
China
Colômbia
Congo
Coreia do Sul
Costa Rica
Costa do Marfim
Djibouti
Dominica
Egito
Equador
Eritreia
El Salvador
Etiópia
Fiji
Filipinas
Gabão
Gâmbia
Gana
Guiné Equatorial
Granada
Guadalupe
Guatemala
Guiana Francesa
Guiné
Guiné-Bissau
Haiti
Honduras
Iêmen
Ilhas Maurício
Ilhas Reunião
Ilhas Salomão
Ilhas Seychelles
Índia
Indonésia
Irã
Iraque
Jamaica
Jordânia
Kiribati
Laos
Lesoto
Líbano
Libéria
Líbia
Madagáscar
Malaui
Malásia
Maldivas
Mali
Malta
Martinica
Mauritânia
México
Mianmar
Moçambique
Montserrat
Namíbia
Nauru
Nepal
Nova Caledônia
Nicarágua
Níger
Nigéria
Omã
Panamá
Papua-Nova Guiné
Paquistão
Paraguai
Quênia
Quirguistão
República Centro-Africana
República Democrática do Congo
Ruanda
São Cristóvão e Nevis
São Vicente e Granadinas
Saint-Barth
Saint Helena
Saint Martin
Samoa
Santa Lúcia
São Tomé e Príncipe
Senegal
Serra Leoa
Somália
Sri Lanka
Sudão
Suazilândia
Suriname
Tailândia
Tanzânia
Timor Leste
Togo
Trinidad e Tobago
Tunísia
Uganda
Venezuela
Vietnã
Zâmbia
Zimbábue