Prazo para fazer matrícula presencial termina nesta quarta. Alunos reclamaram de demora no atendimento; UnB diz que cadastro 'acontece normalmente em seis anfiteatros'.

Por G1 DF

Alunos formam longas filas para cadastro na Universidade de Brasília (Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB)

A matrícula presencial na Universidade de Brasília (UnB) termina nesta quarta-feira (7), mas desde segunda (5), primeiro dia de atendimento, alunos reclamam das longas filas. Pais e estudantes dizem que a demora para concluir o cadastro chegou a gerar tumulto.,

Dora Simões, recém aprovada no curso de ciências sociais, explicou ao G1que foi até a universidade logo no primeiro dia para fazer o cadastro, mas teve que esperar cerca de sete horas para concluir a matrícula.

“Juntaram muitos cursos. No meu anfiteatro eram 19 cursos e cinco mesas atendendo.”

Segundo a estudante, no local foram distribuídas senhas, "mas a fila era uma só para cada anfiteatro”.

Alunos em anfiteatro da UnB durante matrícula. (Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB)

A UnB lembra que os calouros foram orientados a fazer a nova etapa enviando os documentos pela internet. Mesmo assim, Dora relatou que durante a matrícula “as mesas estavam conferindo presencialmente todos os documentos". De acordo com a estudante, isso fez com que o processo "ficasse ainda mais demorado”.

Em nota, a UnB explicou que as filas no primeiro dia de matrícula se formaram “pelo fato de muitos jovens irem acompanhados por familiares”. Na terça (6), os coordenadores de registro priorizaram quem não foi atendido na segunda-feira, explicou a universidade.

Na nota a UnB informou que colocou 16 atendentes das 8h às 12h e das 14h às 18h para os cursos diurnos, além de um grupo somente para atender os cursos noturnos.

"As pessoas que não foram atendidas no dia de hoje [terça] já estão com senhas para atendimento amanhã [quarta]”

Senha 4296

A caloura de biologia Aline Martins foi para a UnB por volta das 8h desta terça-feira (6). Ela disse que esperou até 9h30, quando foi orientada a voltar para casa e retornar a partir das 14h.

“Recebi a senha número 4296, eram 23 cursos para um anfiteatro.”

“O ruim é que nem adiantava ficar na fila, porque eles chamam pela senha. Mesmo que você esteja no início da fila, as pessoas podem passar na frente se tiverem chamado a senha”, reclamou Aline.

Já o calouro de direito Marcelo Soares tinha esperança de ser atendido ainda na terça."Cheguei às 7h e me entregaram uma senha, sou o número 120. Já estamos dentro do anfiteatro, acho que vamos ser atendidos", afirmou por volta das 9h30 da manhã.

A universidade reforça que, antes de comparecer pessoalmente, os estudantes devem enviar toda a documentação pelo site até esta quarta-feira, último dia de matrícula.