Entre os itens avaliados estavam documentação, seguro e GPS. Representantes das entidades também receberam informações sobre prestação de contas dos contratos assinados em janeiro.

Veículos de cooperativas que assumirão a coleta seletiva em dez regiões administrativas do Distrito Federal foram vistoriados na tarde desta quarta-feira (7). O trabalho foi feito por servidores do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), na Usina de Tratamento Mecânico Biológico da Asa Sul.
Servidores do SLU fizeram vistoria em veículos utilizados por cooperativas na coleta seletiva. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

O objetivo foi conferir o cumprimento de normas contratuais. “A vistoria é para alinhar com as cooperativas o que tem que ter nos caminhões; os veículos têm de estar de acordo com o que foi publicado no edital”, explicou Andrea Portugal, assessora especial do SLU.

Entre os itens avaliados estavam documentação, seguro e GPS. A vistoria de hoje foi a primeira. Outra será feita antes do início dos trabalhos.

Os representantes das entidades também receberam informações acerca da prestação de contas dos contratos assinados em janeiro. Eles foram apresentados aos responsáveis, na autarquia, pelo acompanhamento do cumprimento das ações.

As cooperativas de catadores trabalharão no Cruzeiro, no Itapoã, no Lago Norte, no Lago Sul, no Paranoá, no Riacho Fundo I, no Riacho Fundo II, em São Sebastião, em Sobradinho e no Varjão.
Instituições Lotes pelos quais ficaram responsáveis
Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Vencendo Obstáculos Cruzeiro Velho e grandes geradores
Associação de Catadores Recicla Mais Brasil Itapoã e Paranoá
Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Distrito Federal — Recicla Brasília Lago Sul
Central de Reciclagem do Varjão — CRV Lago Norte e Varjão
Cooperativa de Trabalho de Catadores Ecolimpo Ltda. São Sebastião
Cooperativa de Reciclagem Ambiental – Cooperdife Sobradinho I
Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis Ambiental — Cooperativa Coopere Riachos Fundos I e II

Como funcionará a coleta seletiva das cooperativas

A coleta seletiva ocorrerá no mínimo duas vezes por semana em residências e comércios, em dias e turnos preferencialmente contrários ao serviço convencional. As rotas e os horários serão divulgados pelo SLU.

No caso do Lago Norte, o trabalho já é feito no Centro de Atividades (CA) por empresa contratada pelo SLU e deve ser expandido para as quadras QI e QL com as cooperativas.

No Cruzeiro Novo, as prestadoras do serviço manterão a coleta seletiva, e, no Cruzeiro Velho, as organizações de catadores assumirão os trabalhos.

Esse modelo de contratação é adotado desde maio de 2015 para parte da Candangolândia, do Núcleo Bandeirante, de Samambaia, de Santa Maria e de Brazlândia — regiões em que o serviço é feito por quatro cooperativas de catadores.