CLDF celebra data com sessão solene na cidade

A cidade mais populosa do Distrito Federal, Ceilândia, comemora nesta terça-feira (27) 47 anos de existência. E o aniversário foi destacado por alguns deputados distritais na sessão ordinária da Câmara Legislativa desta terça-feira. A data ainda será celebrada com uma sessão solene, a partir das 19h de hoje, na administração de Ceilândia.

O deputado Chico Vigilante (PT) exaltou o orgulho de morar naquela cidade e de "pertencer àquela comunidade". O distrital disse que muitos falam das mazelas da cidade, mas "precisamos enaltecer as coisas boas". Como exemplo, o parlamentar informou que uma loja da cidade, Campeão da Construção, foi homenageada nesta semana em Nova Iorque, nos Estados Unidos, como a que mais vendeu em toda a região centro-oeste. Na opinião do deputado, Ceilândia se destaca pelo seu "comércio pujante e pelos homens e mulheres trabalhadores e honestos".

A deputada Luzia de Paula (PSB), também moradora da cidade, comparou a história de Ceilândia com sua própria história pessoal. "Aos 47 anos, Ceilândia é como uma mulher forte, robusta e com maturidade", analisou. A distrital pediu o apoio dos colegas para aprovar uma emenda a um projeto de crédito suplementar destinando recursos para a realização do grande São João do Cerrado.

O deputado Wasny de Roure (PT) afirmou que o São João do Cerrado é um dos projetos mais "extraordinários dos últimos tempos e representa um resgate da cultura nordestina". Ceilândia é apontada como a cidade mais nordestina do DF. Para o deputado, a "magnitude e a complexidade" da cidade é "inquestionável".

Saúde mental – Durante a sessão ordinária desta terça-feira, a deputada Celina Leão (PPS) defendeu a aprovação de projeto de decreto legislativo, de sua autoria, que susta os efeitos de portaria da secretaria de saúde que altera o funcionamento do Instituto de Saúde Mental do DF. Segundo a deputada, a medida não foi discutira com os servidores e com os usuários do instituto, que acompanharam a sessão nesta tarde.

A deputada destacou que o trabalho desenvolvido pelo órgão é de excelência, mesmo com todas as dificuldades de falta de pessoal e condições de trabalho. Na opinião da parlamentar, a gestão do governo deixa a desejar e mudanças no atendimento deveriam ser discutidas previamente com servidores, usuários e familiares e não decididas de cima para baixo.

Luís Cláudio Alves
Fotos: Carlos Gandra
Comunicação Social – Câmara Legislativa