Documento será finalizado em 15 dias, segundo companhia. Neste sábado (24), foram vistoriados viadutos dos eixos L e W das quadras 03/04 e 15/16 da Asa Sul, e os da 15/16 da Asa Norte.

Após vistoriar tesourinhas das Asas Sul e Norte, neste sábado (24), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) apresentará, em 15 dias, relatório com indicações do que precisa ser feito nos viadutos.Neste sábado (24), foram vistoriados viadutos dos eixos L e W das quadras 03/04 e 15/16 da Asa Sul, e os da 15/16 da Asa Norte. Foto: Ascom/Novacap

Foram vistoriadas as tesourinhas dos eixos L e W das quadras 03/04 e 15/16, ambas Sul, e da quadra 15/16 Norte. Os três viadutos estão em lista elaborada pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal e já passaram por inspeção prévia da autarquia.

De acordo com a companhia, serão feitos projetos de revitalização dos espaços. A previsão é que eles estejam concluídos e aptos para licitar em 70 dias.

“A ideia é retomar a altura original dos viadutos, que é de quatro metros. Ao longo do tempo, com recapeamentos, o gabarito original de altura ficou prejudicado”, explica o diretor-presidente da Novacap, Júlio Menegotto.

Parte da reforma, como reparos em guarda-corpos, será executada diretamente pela autarquia, e a outra parte por obra contratada.

Outra medida será a sinalização indicativa de altura de todas as estruturas. O objetivo é realizar levantamento de todos os viadutos dos eixos L e W. “É importante para que a Novacap defina o cronograma de ação em cada um”, avalia Menegotto.

A Novacap também solicitará ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-DF) uma mudança no modelo de guarda-corpo dos locais, alterando o material de concreto para metal.

Fonte: Agência Brasilia