Gymnasiade é a maior competição escolar do mundo.

A Câmara Legislativa homenageou, em solenidade no plenário na tarde desta segunda-feira (21), os atletas e a comissão técnica que participaram da Gymnasiade, maior campeonato escolar do mundo, no início deste mês no Marrocos. O autor da homenagem, deputado Júlio Cesar (PRB), parabenizou os nove atletas que representaram o DF no evento, que, neste ano, englobou 58 países, dezoito modalidades e cerca de quatro mil estudantes entre 15 e 18 anos.

O parlamentar destacou que o Brasil levou a maior delegação, com mais de trezentos atletas, em dez modalidades. Pela primeira vez houve competição de taekwondo, modalidade em que a moradora de Samambaia, Emilly Cristine Santos Costa, conquistou medalha de bronze. Ele lembrou que o País já deve se mobilizar para a próxima edição dos jogos, que será em 2010 na China.

"O desenvolvimento do esporte passa pelo desporto escolar", acredita o gerente de educação física da Secretaria de Educação do DF, Luiz Maurício Marques. Nesse sentido, ele considerou fundamental a aproximação entre as secretarias de Esportes e de Educação. "O que mais nos dá orgulho é o modo como os atletas do DF se portaram junto a outras delegações", acrescentou.

A dificuldade de sobreviver por meio do esporte foi descrita por Daniel Crepaldi, ex-subsecretário de educação básica da Secretaria de Educação. "Até obter visibilidade, o atleta brasileiro vive praticamente abandonado, participa de competições por conta própria ou com apoio da família", afirmou.

A importância do esporte escolar foi defendida por diversos participantes da solenidade, entre eles o coordenador dos centros olímpicos e paraolímpicos da Secretaria de Esporte, Marco Aurélio Guedes, e o presidente da Federação de Desporto Escolar, Marcelo Ottoline. Eles também agradeceram aos familiares dos estudantes pela confiança depositada nos organizadores. Diversos integrantes da delegação receberam moções de louvor durante a solenidade.

Franci Moraes
Fotos: Carlos Gandra/CLDF
Comunicação Social – Câmara Legislativa