Governo fez força-tarefa para poda de árvores, troca de lâmpadas e melhoria no estacionamento para o evento.

Começa nesta sexta-feira (18) mais uma edição da festa de Pentecostes em Taguatinga. Para o evento, que ocorre no Taguaparque até domingo (20), haverá mudança de trânsito. A Secretaria das Cidades coordenou ainda outras melhorias próximo ao local.Trânsito na região do Taguaparque será alterado para facilitar o acesso dos fiéis. 

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) vai alterar o tempo dos cruzamentos semafóricos nos seguintes locais:
Centro de Taguatinga
Taguacenter
Rua das Palmeiras com a Avenida Comercial Norte
Praça do DI com a Avenida Comercial Norte
Praça do Bicalho com a Avenida Comercial Norte

Agentes ficarão espalhados por nove pontos de controle para as intervenções necessárias e a travessia de pedestres.

No Taguaparque, haverá estacionamento para o público em geral e um local destinado a imprensa, autoridades e pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, uma área será reservada a ônibus, com acesso pelo Pistão Norte.

A Polícia Militar do DF demarcou uma faixa no Pistão Norte, nas proximidades do Taguaparque, para facilitar a circulação de pedestres e ciclistas nos três dias da celebração.
Dispersão ao final da festa católica

No fim da festa católica, para facilitar a dispersão dos fiéis, a terceira entrada do Taguaparque pelo Pistão Norte terá sentido único para a Colônia Agrícola Samambaia.


Linhas de ônibus com destino a Taguatinga Centro, à Comercial Norte e ao Pistão Norte terão reforço nos três dias de Pentecostes

Na interseção com a Colônia Agrícola, será implantado um corredor de sentido único para o centro de Taguatinga e um com sentido duplo para a Via Estrutural.

O helicóptero do departamento passará informações para 20 pontos de controle no fim da noite, com o objetivo de facilitar as intervenções necessárias. Equipes de engenharia estarão nos principais cruzamentos para sincronizar o tempo semafórico.

A expectativa, segundo o órgão, é que a dispersão dos veículos ocorra em um tempo médio de uma hora. Sem o planejamento, o tempo seria de quatro horas.

Participarão da operação, por parte do Detran, 92 servidores, 40 viaturas, dois guinchos, uma empilhadeira e uma aeronave.

Mais ônibus para os fiéis que forem à celebração

As linhas de ônibus com destino a Taguatinga Centro, à Comercial Norte e ao Pistão Norte terão reforço nos três dias de Pentecostes.

Além disso, a 351.7, que faz o trajeto entre a Praça do Relógio e o Taguaparque, será reativada espacialmente para as datas. As viagens vão acontecer de acordo com a demanda, e a tarifa será de R$ 2,50.
Força-tarefa começou com antecedência

Desde o mês passado, segundo a Secretaria das Cidades, diversos órgãos do governo promovem ações integradas para melhorar o espaço da festa. As principais foram:
1,7 mil podas de árvores
61 lâmpadas trocadas
22,5 quilômetros (km) de meios-fios pintados
7 rampas de acesso compactadas
22 km de capina nas margens das vias
520 toneladas de entulho retiradas
34 toneladas de massa asfáltica aplicadas
238 metros de alambrados recuperados
23 faixas de pedestres revitalizadas
4 holofotes instalados
600 pneus colocados para proteger as árvores
8 caminhões de brita utilizados para o estacionamento

Amanhã e no sábado, a festa começará às 16 horas, e no domingo, às 13 horas. A Polícia Militar, que por questão estratégica não pode divulgar seu efetivo, também terá esquema especial para o Pentecostes.