Conheça os principais programas de bolsa de estudo para o país da Copa

O Estudar Fora.org, projeto da Fundação Estudar, apresenta opções de bolsa de estudo para brasileiros na Rússia

A Rússia ganha as principais manchetes do Brasil e de diversos países ao sediar um dos mais importantes eventos esportivos mundiais: a Copa do Mundo. Além do futebol, vale prestar a atenção na Rússia pelas boas opções de programas de bolsa que dão oportunidade para estudantes do mundo todo enriquecerem seu currículo e criarem novas perspectivas.

Isso porque estudar no exterior pode ser muito positivo e é bem valorizado aos olhos dos empregadores. Além disso, é uma ótima oportunidade de conhecer diferentes culturas, desenvolver o crescimento pessoal e a autonomia que sair da zona de conforto proporciona. Por isso, o Estudar fora, frente da Fundação Estudar que incentiva o intercâmbio com o compromisso de fortalecimento profissional e pessoal de jovens, lista alguns dos principais programas de bolsa de estudo no país.

Confira:

1- Bp Scholarship
O programa está aberto para estudantes de graduação e pós-graduação que buscam aprimorar conhecimentos relacionados à energia, projetos inovadores de pesquisa com foco em energia, meio ambiente e desenvolvimento de hidrocarbonetos, realizados nas principais universidades de Moscou, São Petersburgo e Rússia. Os candidatos da BP devem estudar em uma das faculdades participantes do programa, ter notas excelentes em todas as áreas de estudo e o compromisso em se desenvolver na área escolhida por meio de projetos futuros.

2- State Scholarship
Todos os anos, o governo da Rússia, por meio das representações da Rossotrudnichestvo no Brasil, oferece 15.000 vagas para estrangeiros estudarem gratuitamente no país. Para fazer a inscrição no programa, o estudante precisa acessar o site russia.study e escolher o programa que se encaixa com o seu perfil. Posteriormente, é preciso preencher os formulários de inscrição e passar em uma competitiva seleção. O benefício é somente para gastos com estudos e, se necessárias, aulas para aprimorar os conhecimentos na língua. O programa não inclui o custo de vida e seguro viagem.

3- Bolsa oferecida pelo Ministério de Educação e Ciência
O Ministério de Educação e Ciências da Rússia também oferece bolsas de estudo para alunos estrangeiros que queiram ingressar em uma universidade russa. Os programas para este benefício são variados e vão desde cursos livres à programas de doutorado. Para se inscrever, o aluno deve estar com os documentos requeridos em dia e passar por um dos métodos de ingresso na universidade escolhida.

Estudantes interessados podem procurar a Aliança Russa, instituição representante oficial das principais universidades russas no Brasil, para contar com apoio. Ela fornece orientação aos candidatos, recolhe a documentação necessária para permanência legal do estudante na Rússia, ajuda com a inscrição na universidade e na assessoria durante a viagem até a chegada do estudante ao seu local de destino.

Sobre a Fundação Estudar

A Fundação Estudar é uma organização sem fins lucrativos que acredita que o Brasil será um país melhor se tivermos mais jovens determinados a seguir uma trajetória de impacto. Criada em 1991, a instituição tem como objetivo disseminar uma cultura de excelência e alavancar os estudos e a carreira de universitários e recém-formados por meio da formação de uma comunidade de líderes, do estímulo à experiência acadêmica no exterior e do apoio à tomada de decisão de carreira. Mais informações: www.estudar.org.br.


Sobre o Estudar Fora

O Estudar Fora é uma plataforma que tem o objetivo de ser a maior fonte de informação e preparação para jovens que tenham interesse em estudar no exterior. No EstudarFora.org, é possível encontrar detalhes sobre como se preparar, informações sobre bolsas de estudos e histórias inspiradoras de quem chegou lá. Além disso, a iniciativa engloba o Prep. Estudar Fora que oferece apoio individualizado e gratuito para jovens com excelência acadêmica que anseiam estudar em outros países.

© Espaço Mulher DF - 2013 - Todos os direitos reservados.