Hospital da Criança recebe certificado nacional que atesta qualidade dos serviços

Unidade pública gerida pelo Icipe é a única da rede a ter o reconhecimento. Com isso, ela passa a integrar a lista de 254 hospitais brasileiros com o título, em um total de 6.099.

O Hospital da Criança de Brasília foi o primeiro da rede pública do DF a receber o certificado de acreditação hospitalar, concedido pela Organização Nacional de Acreditação. O documento entregue nesta segunda-feira (25) atesta a qualidade dos serviços prestados.O Hospital da Criança de Brasília foi o primeiro da rede pública do DF a receber o certificado de acreditação hospitalar, concedido pela Organização Nacional de Acreditação. O documento entregue nesta segunda-feira (25) atesta a qualidade dos serviços prestados. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

A unidade também passa a ser a única pediátrica do Centro-Oeste com a certificação, que diz respeito ainda à segurança do paciente. Com o reconhecimento, ela passa a integrar a lista de 254 hospitais brasileiros com o título, em um total de 6.099. No DF, apenas 11 (todos particulares) passaram pela avaliação.

O certificado é válido por dois anos e, para ser mantido, exigirá que o Hospital da Criança passe por visitas para verificar a evolução e a permanência na adequação dos quesitos que foram julgados.

A creditadora, habilitada pela Organização Nacional de Acreditação, foi o Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde, que fez auditorias de 28 a 30 de maio nas dependências. Foram feitas ações como:
Análise de prontuários
Visitas a prestadores de serviços
Entrevistas com gestores, funcionários e pacientes
Avaliação de assistência direta ao paciente, com verificação do cumprimento dos quesitos do Sistema Brasileiro de Acreditação, previstos no Manual Brasileiro de Acreditação.

Entre os pontos fortes apontados no processo está a forma como o Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), responsável pela gestão do Hospital da Criança, planeja suas ações, a gestão transparente e a criação de um índice próprio de inflação interna.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg participou da solenidade nesta manhã. “Este é um momento de reconhecimento e de justiça para o Hospital da Criança. Queremos que outras unidades da rede pública alcancem esse nível de excelência”, disse.

O processo de acreditação é voluntário, periódico e reservado. Ou seja, as informações coletadas não são divulgadas.

O Hospital da Criança é uma unidade pública, administrada pelo Icipe — uma associação de direito privado, sem fins econômicos ou lucrativos — desde sua inauguração, há sete anos.

A unidade já fez cerca de 3 milhões de atendimentos, com 99% de aprovação dos pacientes e 96% dos funcionários.

A Organização Nacional da Acreditação é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, que habilita serviços de saúde em todo o Brasil, baseado em um sistema próprio de avaliação e de certificação sobre a qualidade dos serviços de saúde.

Como forma de reconhecimento, também foram entregues cartas de agradecimento aos funcionários.

Após a cerimônia, o governador Rodrigo Rollemberg visitou as obras do segundo bloco do Hospital da Criança. A nova área terá 220 leitos; 67 consultórios ambulatoriais; centro cirúrgico com quatro salas; laboratórios; e serviços de hemodiálise, hemoterapia e quimioterapia.
Fonte: Agência Brasília

© Espaço Mulher DF - 2013 - Todos os direitos reservados.