Encontro será nesta terça-feira, no templo da Boa Vontade, em Brasília. Veja outras atividades que fazem parte da campanha 'Setembro Amarelo'.

Por Marília Marques, G1 DF

Jovem representa pessoa com doença mental, em imagem de arquivo (Foto: Pixabay)

Professor da Universidade de Brasília (UnB), Wander Pereira fará uma palestra gratuita, nesta terça-feira (11), sobre "ansiedade e depressão". Ele é o responsável por ministrar a disciplina "felicidade", a primeira oferecida em uma instituição pública de ensino superior do Brasil.

O encontro será às 8h na sede da Legião da Boa Vontade (LBV), na 915 Sul. A entrada é gratuita e, para participar, não é exigida inscrição. O evento faz parte das atividades da campanha "Setembro Amarelo", de prevenção ao suicídio (veja programação abaixo).

A disciplina sobre "felicidade" é inspirada em duas universidades dos Estados Unidos. Na UnB, as aulas começaram em agosto e são ofertadas para 240 estudantes de engenharia. Até o fim do semestre, os alunos devem elaborar um produto que eleve a sensação de alegria.

UnB é primeira universidade pública do Brasil a oferecer disciplina sobre 'felicidade

Na palestra desta terça (11), os participantes vão poder debater como a busca da felicidade pode ser últil na prevenção da ansiedade e da depressão, e na melhoria da saúde mental. O bate-papo faz parte das atividades de valorização da vida promovidas pelo templo.


Divulgação da campanha "Setembro amarelo", em imagem de arquivo (Foto: Divulgação / Caps)

Disciplina felicidade

As aulas sobre "felicidade" ocorrem no campus da UnB no Gama. De acordo com o plano de ensino, a disciplina "apresenta estratégias comportamentais e cognitivas que possam auxiliar o estudante a lidar com os fatores estressores do dia a dia".

Conversas, trocas de experiências e práticas em grupos fazem parte da dinâmica de ensino do curso. É o que o professor titular, Wander Pereira da Silva, chama de "estudo vivencial".

Ele é doutor em psicologia e tem, ainda, graduações em filosofia e história. O professor Wander também leciona gestão de tecnologia da informação e "gamificação" – estudo da aplicação de jogos em situações diversas – na faculdade de engenharia de software.

Começam as aulas de Felicidade na UnB

Começam as aulas de Felicidade na UnB

O objetivo, explica, é proporcionar às pessoas, condições para enfrentar as adversidades da vida – tanto acadêmica quanto pessoal – e ajudá-las a encontrar algo que "faça sentido para si e para os outros".

Por que é importante falar sobre suicídio

Outra palestra

A prevenção ao suicídio também será tema de outra palestra que ocorre nesta semana em Brasília. A abordagem de como o problema "é um caso de saúde pública e que pode ser evitado" será discutida na quarta (12) no auditório do Hospital Universitário de Brasília (HUB), na Asa Norte.

A roda de conversa "Suicídio: uma emergência médica. Como podemos prevenir e o que fazer na crise?" é um evento gratuito e aberto a toda comunidade acadêmica da Universidade de Brasília (UnB). Também não é preciso se inscrever para participar.

"O objetivo é debater o assunto para reduzir o estigma contra a doença mental, discutir o comportamento suicida e as estratégias de intervenção para prevenção", explica a psiquiatra e uma das organizadoras da palestra, Maria Célia Vitor.

Caminhada no Parque da Cidade, em Brasília, durante a campanha Setembro Amarelo, em imagem de arquivo (Foto: Divulgação/ABP)

De acordo com a médica, a abordagem dos casos, como identificação e encaminhamento do paciente, muitas vezes envolve a presença de outros profissionais de saúde, além de psiquiatras. Por isso, é importante que todos participem.

Segundo dados da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o suicídio gera, aproximadamente, 12 mil vítimas no Brasil todos os anos e mais de 1 milhão no mundo, a maioria relacionados a transtornos mentais.

Serviço: 

Palestra: A busca da felicidade como prevenção da ansiedade e da depressão

Quando: terça-feira (11), às 8h
Local: Auditório do ParlaMundi da LBV
Endereço: Quadra 915 Sul, Lote 74 – (Ao lado do Templo da Boa Vontade)
Entrada gratuita
Telefone: (61) 3114 - 1070

Roda de conversa no HUB
Quando: quarta-feira (12), às 13h
Local: Auditório 1 do HUB
Endereço: SGAN 605, Av. L2 Norte
Entrada gratuita. Não é preciso se inscrever.