Com 98,13% das urnas apuradas, candidatos tinham 17,75% e 15,33% dos votos, respectivamente. Cristovam Buarque ficou em 3º; Reguffe segue no mandato até 2022.

Por G1 DF

Leila do Vôlei (PSB) e Izalci (PSDB), eleitos senadores pelo Distrito Federal — Foto: Agência Brasília e Agência Câmara/Divulgação


Leila do Vôlei (PSB) e Izalci (PSDB) foram eleitos, neste domingo (7), senadores pelo Distrito Federal. O resultado foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral, menos de 90 minutos após a eleição.

A apuração no DF foi concluída às 19h24. Segundo o TSE, Leila recebeu 467.787 votos, o equivalente a 17,76% dos votos válidos. Já Izalci recebeu 403.735, ou 15,33% dos válidos.

A vitória de Leila foi confirmada às 18h10, quando 93,95% dos votos já estavam apurados. Assim como aconteceu com a votação de governador, este foi o primeiro resultado divulgado em todo o país. A eleição de Izalci foi confirmada minutos depois, às 18h43, com 98,13% das urnas apuradas.

Neste ano o eleitor escolheu dois candidatos ao Senado porque o mandato é de oito anos, mas as eleições ocorrem de quatro em quatro anos. Assim, a cada eleição, a Casa renova, alternadamente, um terço e dois terços de suas 81 cadeiras. Neste ano, 54 vagas estavam em disputa no país.

Nas primeiras sondagens dos institutos Ibope e Datafolha, Leila do Vôlei aparecia em segundo lugar, atrás do atual senador Cristovam Buarque. Ele se candidatou à reeleição neste ano, mas ficou em terceiro lugar e não conseguiu novo mandato.

Conheça os novos senadores pelo DF:

Leila do Vôlei (PSB)
Nascida e criada em Brasília, Leila Barros ficou famosa como atleta profissional de vôlei. Pela seleção brasileira, foi medalhista de bronze nas Olímpiadas Atlanta-1996 e Sydney-2000.
Em 2014, foi candidata a deputada distrital pelo PRB, mas não se elegeu. Chefiou a Secretaria de Esporte e Lazer do governo Rodrigo Rollemberg (PSB) entre janeiro de 2015 e abril de 2018, quando se licenciou para disputar o Senado, já filiada ao PSB.
As suplentes eleitas são a ex-secretária do Planejamento Leany Lemos (PSB) e a museóloga Ivonete Nascimento (PCdoB).

Izalci (PSDB)
Izalci Lucas Ferreira ocupou, por duas vezes, a chefia da Secretaria de Ciência e Tecnologia do DF. Contador formado, também é o atual presidente do diretório regional do PSDB na capital.
Desde 1998, Izalci se candidatou em todas as eleições realizadas no DF. Da primeira vez, ficou como suplente na Câmara Legislativa. Foi eleito distrital em 2002 e, em seguida, eleito três vezes seguidas como deputado federal (2006, 2010 e 2014).

Os suplentes eleitos são o advogado Luis Felipe Belmonte (PSDB) e o empresário André Felipe (PR).