Coronel Sheyla Soares Sampaio será a primeira mulher a assumir o comando-geral da PMDF

"O nosso maior propósito será resgatar os valores perdidos da corporação e mostrar que estamos prontos para atender toda a sociedade," afirmou Sheyla Soares Sampaio.

Tenente coronel PM Sheyla Sampaio(foto: Antonio Cunha/CB/D.A Press).

A coronel Sheyla Soares Sampaio, 46 anos, será a primeira mulher a assumir o comando-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). O governador eleito do DF, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou a escolha da atual comandante do Policiamento Regional Sul II na tarde de ontem. Responsável pela atuação da corporação no Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas e Riacho Fundo 1 e 2, ela faz parte da PM há 26 anos. Em janeiro, completa 27 anos de atuação.

Continua depois da publicidade

Sheyla passou no curso de formação de oficiais como primeira colocada em 1994. A Polícia Militar foi o primeiro e único local onde ela trabalhou. Decidiu fazer o concurso da corporação enquanto estudava educação física na Universidade de Brasília (UnB). Entre as operações que comandou, estão as do carnaval de 2014, 2015 e 2016; a do ano-novo de 2013 para 2014; a Copa do Mundo de 2014; as Olimpíadas de 2016; e o primeiro turno das eleições deste ano.
Continua depois da publicidade

Como a senhora recebeu a notícia de que assumirá o comando da PMDF?
Tudo aconteceu nesta semana. Sondaram e me convidaram nesta semana. Só posso dizer que foi uma grande honra. Todos os oficiais são formados para conseguir chegar ao topo da carreira e ter a oportunidade de gerir toda a corporação. Nada melhor do que receber esse convite do governador. Sou grata pelo reconhecimento do meu trabalho. Tenho certeza de que tudo o que pesou foi o meu trabalho ao longo de toda a minha carreira.

Deram detalhes sobre como foi essa escolha?
Fui chamada ontem (terça-feira), no local onde está acontecendo a transição de governo, e o governador eleito me fez o convite. Aceitei, mas ele disse que a aprovação ainda não ocorreria naquele momento. Não me falaram como foi o processo de escolha ou quais foram os critérios adotados. Só fui comunicada e me coloquei à disposição.

Como será a sua atuação? 
Temos nomes que vão compor o alto comando da corporação, mas eles serão anunciados pelo governador. Também temos um plano escrito e desenvolvido por nós. Esse novo comando vem com veia de melhorar a corporação como um todo, tanto para atendimento externo, para a sociedade, bem como valorizar o nosso público interno, os policiais.

A senhora acha que haverá alguma diferença na gestão com uma mulher à frente do cargo?
Acredito que o que pesa não é o gênero nem o fato de eu ser mulher. Claro que esse fato é histórico. Óbvio que isso marca a história e envolve uma questão de empoderamento, não simplesmente pelo gênero, mas também pela capacidade de uma mulher estar à frente de uma corporação dessa magnitude. Acredito que as nossas ações serão vistas pela sociedade. O nosso comando trabalhará com base na honestidade, lealdade e no compromisso com instituição. O nosso maior propósito será resgatar os valores perdidos da corporação e mostrar que estamos prontos para atender toda a sociedade.

A senhora tem MBA em planejamento, orçamento e gestão pública. Como essa formação complementar auxiliará na nova função?
Ela foi um coroamento de tudo o que aprendi ao longo da carreira. Não posso negar que fui privilegiada na corporação: trabalhei nos departamentos de saúde, logístico, de gestão de pessoas e na área operacional. Confesso que fui privilegiada ao longo de 27 anos de serviço. Hoje, só posso dizer que esse curso coroa a experiência que tive.

Quais são os pontos que precisarão de mais atenção do comando?
Vivemos um problema de efetivo da corporação, mas, antes de assumir o comando regional, do qual estive à frente, fui subdiretora de Recrutamento e Seleção. Consegui realizar todos os concursos que estão em andamento, inclusive de turmas de oficiais. As ações com relação à reposição de efetivo foram resolvidas com trabalhos que desenvolvi. Outro ponto em que focaremos será o atendimento ao público interno, principalmente com relação à saúde dos nossos oficiais. Isso é prioridade do governador. São ações que foram previamente delimitadas para que sejam colocadas em prática e com foco no atendimento interno.

Como será a relação com o governador?
Quando fui chamada, ele me pareceu um excelente profissional, que atua baseado em questões éticas. Aparentou ser um político que quer ver o serviço andar, quer que a polícia se desenvolva, trabalhe, atenda a população e as demandas estatísticas. A proposta do governo veio com renovação e com o objetivo de resolver questões. Acho que a demonstração que ele deu foi de estar disposto a cumprir as promessas de campanha, os planos de ação desenvolvidos ao longo dela e de ter dinamismo. Ele parece ser contra a burocracia. Quer ver trabalho e resultados, e o time que estará na corporação colocará em prática todo esse planejamento.

Fonte:CB