Em outubro, a queda foi de 11,3% em comparação com o mesmo mês de 2017. Dados foram apresentados em coletiva de balanço dos índices do Viva Brasília, nesta terça-feira (6).

Os casos de homicídios tiveram redução de 11,3% em outubro no Distrito Federal. No mês passado, foram registrados 47 crimes dessa natureza, seis a menos do que os ocorridos no mesmo período em 2017.Os casos de homicídios tiveram redução de 11,3% em outubro no Distrito Federal. Dados foram apresentados em coletiva de balanço dos índices do Viva Brasília, nesta terça-feira (6). Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Os dados foram apresentados nesta terça-feira (6), em coletiva de imprensa do balanço dos índices de criminalidade monitorados pelo Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida, na sede da Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social do DF. 

Quando se observa os índices do acumulado do ano, a tendência de diminuição também se confirma. De janeiro a outubro de 2018, foram registrados 382 homicídios no Distrito Federal. Em 2017, por sua vez, foram 409 assassinatos.

Com a redução continuada, o DF é a terceira unidade da Federação com menor índice de homicídios, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

A prevenção aos crimes violentos contra a vida é resultado do trabalho integrado das forças de segurança, como destaca o secretário da Segurança Pública e da Paz Social, Cristiano Sampaio.
Crimes contra o patrimônio tiveram redução significativa, com destaque para a queda nos roubos em coletivos

“De janeiro de 2015 a outubro de 2018, tivemos a preservação de 753 vidas. O cálculo das pessoas que deixaram de morrer é feito a partir da meta de redução desse índice [de 6%]. Isso na contramão do restante do País, que caminha para um aumento do registro de homicídios”, disse. Hoje, o Distrito Federal acumula redução anual de 6,6% dos homicídios.

Outro índice com significativa redução foi o de crimes contra o patrimônio, em especial, os roubos em transporte coletivo: 47,1%. Em outubro deste ano, foram 99 casos, em comparação aos 187 de 2017.
DF tem rede de atendimento a mulheres vítimas de violência

Os estupros também tiveram redução no período: foram 45 em outubro e 72 no mesmo mês em 2017. Em mais da metade dos registros mais recentes, as vítimas eram do sexo feminino e tinham menos de 14 anos, o que configura estupro de vulnerável.

A rede de enfrentamento à violência contra a mulher, no DF, é formada por 17 equipamentos públicos, ligados à Secretaria de Saúde e à pasta Adjunta de Políticas para as Mulheres.

Entre as estruturas, há nove Núcleos de Atendimento à Família Vítima de Violência e quatro Centros Especializados de Atendimento à Mulher.

Em outubro, foram feitos 2.124 atendimentos a mulheres em situação de vulnerabilidade. Desde o início do ano, a rede soma 17.532 acolhimentos. “Temos trabalhado muito para eliminar a chaga que é a violência contra a mulher”, afirmou a secretária adjunta da área, Joana D’Arc Mello.

Fonte: Agencia Brasilia