Visita ocorreu nesta terça (6), no Centro de Ensino Fundamental 802, por meio do programa Embaixadas de Portas Abertas.

Com murais temáticos, dobraduras em papel e uma mesa com alimentos típicos do Brasil, estudantes do Centro de Ensino Fundamental 802 do Recanto das Emasreceberam representantes da Embaixada do Japão. O encontro ocorreu nesta terça-feira (6).O encontro faz parte do programa Embaixadas de Portas Abertas, cujas atividades integram o Criança Candanga, conjunto de políticas públicas voltadas para a infância e a adolescência. Fotos: Gabriel Jabur/Agência Brasília.

Na última semana, parte dos alunos visitou a sede da representação para conhecer mais sobre o país. Agora, como anfitriões, puderam mostrar um pouco da cultura local.

No início da cerimônia foram entoados os hinos nacionais japonês e brasileiro. “Esta é a primeira vez que uma embaixada visita nossa escola”, destacou a diretora, Maria do Socorro Bandeira Lopes, ao dar as boas-vindas.

O encontro faz parte do programa Embaixadas de Portas Abertas, cujas atividades integram o Criança Candanga, conjunto de políticas públicas voltadas para a infância e a adolescência.

“É muito importante essa relação com escolas e alunos, e o intercâmbio por meio de cultura, do estudo de japonês”, pontuou o chefe do Departamento de Cultura e Imprensa da embaixada, Hisayoshi Muto.

Dos representantes diplomáticos, o colégio recebeu materiais educativos sobre o país oriental. Da colaboradora do governo e idealizadora do programa, Márcia Rollemberg, uma placa que indica que a escola é parceira da iniciativa. Já a embaixada recebeu um certificado.

“Encontramos aqui professores e estudantes interessados no Japão, que falam japonês. É um momento de consagrar uma parceria que tem tudo para se efetivar como permanente”, ressaltou Márcia.A colaboradora do governo e idealizadora do programa, Márcia Rollemberg. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília.

Além de assistirem a uma apresentação cultural, um jogral e vídeos temáticos sobre o Brasil, Brasília e o Recanto das Emas, os representantes visitaram as instalações, conversaram com alunos e posaram para fotos. Entre as comidas que puderam provar estavam cuscuz, pão de queijo e bolo de chocolate.

Com cerca de 1,2 mil alunos, o Centro de Ensino Fundamental 802 atende estudantes nos ensinos infantil, fundamental, integral e especial e na educação de jovens de adultos (EJA).
Embaixadas podem demonstrar interesse no projeto

O Embaixadas de Portas Abertas começou, como piloto, em 2015. Foi instituído oficialmente em 9 de agosto de 2017.

A iniciativa é uma parceria da Assessoria Internacional com a Secretaria de Educação e a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) — que leva os alunos às embaixadas.

As representações diplomáticas interessadas em participar podem enviar e-mail para assessoria.internacional@buriti.df.gov.br.

Fonte: Agencia Brasilia