Internet grátis em todo o Distrito Federal, com os serviços públicos ao alcance de qualquer telefone celular, forma a base de um programa anunciado hoje pelo governador eleito, Ibaneis Rocha, em São Paulo. O governador reafirma, assim, uma de suas principais propostas feitas durante a campanha. “O mundo todo tem trabalhado com o conceito de cidade inteligente, o que traz mais conforto e praticidade aos cidadãos na prestação de serviços públicos”, disse.

Ibaneis também lançou a proposta de criar um setor para o audiovisual, com a instalação de emissoras de televisão e produtoras de vídeo, em uma área próxima ao Centro Cultural Banco do Brasil. Ontem mesmo o presidente da Terracap, Júlio César Reis, que continuará no cargo no próximo governo, iniciou os estudos para a criação do novo setor.

Com a instalação da internet grátis, a população poderá acessar a rede gratuitamente em vários pontos do Distrito Federal, a partir de um simples cadastramento. Isso vai facilitar a prestação de serviços em várias áreas, desde a saúde, com marcação de consultas e exames, além de entrega de diagnósticos; até a educação, permitindo aos pais que tenham acesso aos exames, frequência e outras atividades dos filhos. “Isso já funciona em muitas cidades, inclusive no Brasil. Vamos buscar o que há de mais moderno para administrar o DF!”, assegurou Ibaneis.

O governador acredita que este projeto vá favorecer a instalação de startups e empresas de informática no Distrito Federal, criando empregos e gerando renda. 

O projeto também vai abranger a área da segurança pública, com a instalação de mais câmeras de vigilância e até a interligação de redes particulares, formando um grande cerco inteligente em todos os pontos do DF.