Cronograma da posse foi confirmado em documento no qual o futuro governo estabelece metas para os 100 primeiros dias de gestão

CB Correio Braziliense

Ensaio da posse presidencial de Jair Bolsonaro(foto: Arthur Menescal/Esp. CB/D.A Press)
O governo do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) apresentou, nesta quinta-feira (27/12), o cronograma dos 100 primeiros dias de gestão. O documento foi distribuído para os integrantes da equipe ministerial e contém 84 páginas, incluindo o cronograma confirmado para o dia da posse, em 1º de janeiro (veja abaixo). 

Segundo o texto, nos primeiros 10 dias de governo, cada ministério deverá elencar as políticas prioritárias dentro da área de atuação. O trabalho de revisão e elaboração do plano de governo deve ser concluído até 20 de janeiro de 2019. Já nos 100 primeiros dias, a prioridade é identificar as propostas que devem ser objetos de esforços para implementação ou envio ao Congresso Nacional. 

A partir da página 53, o governo também dá detalhes sobre a posse de Bolsonaro e seu vice, Hamilton Mourão, na próxima terça-feira na Esplanada dos Ministérios. Veja os horários abaixo.

Horários da posse de Jair Bolsonaro

14h45 - desfile do cortejo presidencial da Catedral Metropolitana de Brasília para o Congresso Nacional 

14h50 - Chegada do cortejo ao Congresso. 

15h - abertura da Sessão Solene de posse de Bolsonaro e Hamilton Mourão no plenário da Câmara dos Deputados.

Neste momento, comporão à mesa: o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia e representantes da mesa do Congresso Nacional. Segundo o roteiro, haverá um discurso de Maia, a execução do Hino Nacional pela Banda do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, a leitura e assinatura do termo de posse, e o pronunciamento de Bolsonaro. 

15h45 - término da Sessão Solene 

16h - cerimônia de execução do Hino Nacional, seguida de salva de 21 tiros e revista de tropas

16h15 - desfile do cortejo presidencial do Congresso Nacional para o Palácio do Planalto 

16h20 - chegada do cortejo presidencial ao Palácio do Planalto 

Segundo o roteiro, a partir deste momento, haverá a subida da rampa e a transmissão da faixa presidencial, seguida pela execução do Hino Nacional pela Banda do Primeiro Regimento de Cavalaria de Guardas. 

16h30 - pronunciamento de Bolsonaro 

17h - cumprimento dos chefes e vice-chefes de Estado e/ou de Governo, dos ministros de relações exteriores e dos secretários-gerais de organismos internacionais e os respectivos cônjuges ao presidente e vice empossado. Após os cumprimentos, os chefes serão conduzidos ao Palácio Itamaraty. 

17h30 - cerimônia de nomeação dos Ministros de Estado

18h15 - fotografia oficial 

18h25 - Desfile do cortejo presidencial, em carro fechado e com a faixa presidencial do Palácio do Planalto ao Palácio do Itamarat

18h30 - Recepção oferecida por Bolsonaro e a esposa, Michelle Bolsonaro.