Governador eleito afirmou ainda que deseja dar bônus para agentes que trabalharem em dias de folga. 'Medidas possibilitarão a reabertura de delegacias', justifica.

Por Letícia Carvalho e Beatriz Pataro, G1 DF e TV Globo

Governador eleito do DF, Ibaneis Rocha (MDB), propõe gratificação de 30% para policiais civis inativos retornarem ao trabalho; medida foi anunciada durante Fórum de Governadores Eleitos — Foto: Renato Alves/Governo de transição

Para tentar equilibrar o quadro de servidores da segurança pública do Distrito Federal, o governador eleito, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou, nesta quarta-feira (12), que oferecerá 30% de gratificação para que policiais civis inativos retornem ao trabalho.

O futuro chefe do Palácio do Buriti disse também que quer dar gratificação para que agentes trabalhem nos dias de folga. Segundo Ibaneis, as medidas vão permitir aumentar o efetivo, ampliar o número de policiais na rua e ainda reabrir delegacias.

"Elaboramos um plano emergencial e vamos propor gratificação de 30% da remuneração para aqueles policiais que estão na inativa. Assim, reabriremos as delegacias e levaremos mais policiais para as ruas".

O governador eleito informou que o futuro secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, vem analisando as propostas e deverá detalhá-las nos próximos dias. Ao G1, Torres apontou que a pasta tem trabalhado em conjunto com a Secretaria de Fazenda para colocar em prática essas medidas.

“Vamos fazer uma previsão orçamentária. Todos os detalhes sobre aumentos estão sendo estudados. Vamos entender as contas e sentar para tratar de índices.”

Os policiais militares do DF já recebem gratificações por trabalharem em dias de folga. De acordo com Torres, essa situação deverá ser adaptada à realidade da Polícia Civil.

Fórum de Governadores Eleitos

As declarações do emedebista foram feitas em entrevista coletiva durante Fórum de Governadores Eleitos, que ocorreu na manhã desta quarta. Essa é a segunda edição do evento desde a eleição de outubro.

Governadores eleitos foram a Brasília para reunião com Sérgio Moro, futuro ministro da Justiça, e Dias Toffoli, presidente do STF — Foto: Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo

A pauta, segundo o governador eleito de São Paulo, João Doria, um dos organizadores do encontro, é para tratar de segurança pública, controle de fronteiras e sistema prisional.

A ideia do fórum é que o encontro seja realizado mensalmente a partir do ano que vem para tratar de temas que envolvem os estados. O primeiro encontro, há cerca de um mês, teve a presença do presidente eleito Jair Bolsonaro.

Fonte: G1