Ela tem 19 anos e pode ter que mudar de cidade para realizar o sonho de ser médica. Estudantes devem ficar atentos aos prazos para concorrer uma das vagas nas instituições públicas; confira o calendário.

Por G1 Tocantins

Notas do Enem são divulgadas e podem ser consultadas pelos candidatos

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já pode ser consultado pelos candidatos e a estudante Letícia Feitosa não consegue esconder a satisfação em relação à nota que conseguiu tirar na redação: 980 pontos. O resultado é somente 20 pontos a menos que a nota máxima. "Estou sorrindo à toa", disse. (Veja o vídeo)

Foram mais de 60 dias de espera entre a realização das provas e a divulgação do resultado final. Os candidatos contam que não existe fórmula mágica e que a dedicação e o esforço são determinantes para um bom resultado.

Letícia Feitosa tem 19 anos e disse que a nota é suficiente para cursar medicina. Ela conta que se for preciso, mudará de cidade para realizar o sonho de ser médica. "Quero fazer medicina na Federal e onde for melhor para mim. Provavelmente onde tenho família", disse.

Arthur Garcia fez a prova pelo terceiro ano seguido e também quer ser médico. Ele conta que tinha dificuldade em fazer as redações, mas se esforçou, conseguiu superar as dificuldades e conquistou a pontuação 940. "Com essa nota provavelmente vou conseguir minha vaga em uma faculdade federal de medicina. Estou muito feliz com isso".

Ana Clara Bichuete também alcançou 940 pontos e está ansiosa para iniciar uma nova fase. "Por mais que seja muito cansativo e exaustivo, sempre vale a pena. Agora a espera é só um detalhe. A gente já sabe nossa nota e que tem potencial para conseguiu uma vaga em uma excelente faculdade, então agora, estou um pouco mais aliviada", disse.

Prazo para o Sisu

Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 agora devem ficar atentos aos prazos para concorrer uma das vagas nas instituições públicas. No Tocantins, três instituições vão oferecer mais de 1,6 mil vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Confira o calendário de inscrições do Sisu 2019 e as vagas disponíveis no Tocantins.


Aluna tirou 980 pontos na redação — Foto: Reprodução/TV Anhanguera