Todo o Distrito Federal receberá os trabalhos, mas eles terão início por dez regiões administrativas consideradas prioritárias.

O início será no sábado, em Samambaia. Os trabalhos contarão com 360 agentes da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do DF, 400 bombeiros e servidores do SLU, 60 caminhonetes do Ministério da Saúde e 17 do DF, além de equipes da Novacap, Secretarias de Segurança, de Comunicação e Educação, Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe), Casa Civil, administrações regionais e Agefis.

A ação de combate à dengue e outras arboviroses (doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como zika vírus, chikungunya e febre amarela) vai começar pelas regiões consideradas prioritárias. São elas: São Sebastião, Paranoá, Itapoã, Planaltina, Samambaia, Estrutural, Recanto das Emas, Lago Norte, Lago Sul e Candagolândia.

O governador Ibaneis Rocha explicou que é preciso reconquistar a confiança da população para que os programas de saúde tenham sucesso. “A sociedade precisa acreditar que a saúde vai funcionar”, disse. Ele evidenciou que há lotes particulares sujos, sem acesso dos órgãos de saúde e uma resistência da população em abrir suas casas. O governador destacou também a importância das ações de atenção primária. “Doenças simples estão ocupando a rede hospitalar, isso não pode acontecer”, comentou.

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, pediu às autoridades, especificamente aos administradores regionais, maior proximidade com a população. “Nada acontece sem que haja uma ação conjunta da sociedade. Estamos no período sazonal onde aumentam as notificações. Vamos combater o Aedes aegypti“, frisou o secretário.
Para acabar com essa resistência da população, o trabalho dos administradores regionais será fundamental. Eles deverão avisar os moradores sobre visitas do Corpo de Bombeiros e da Vigilância.

Dados da Secretaria de Saúde demonstram que em 2017 haviam 3.971 casos de dengue no DF; em 2018 esse número caiu 40%, chegando a 2.351. Porém, ao verificar os últimos cinco anos, notou-se um aumento de 60% de residências encontradas com o mosquito transmissor.

Câncer
Durante a apresentação dos trabalhos, o governador Ibaneis adiantou que esteve na manhã desta segunda-feira reunido com o diretor-geral do Hospital Sírio Libanês, Paulo Chapchap, e que conversaram sobre um projeto entre o Ministério e a Secretaria de Saúde para atender pessoas com câncer que estão na fila para atendimento.
Participaram da coletiva o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, coronel Emilson Santos; coordenador de Cidades, Gustavo Aires; e o coordenador nacional de Dengue, Zika, Chikungunya e Malária do Ministério da Saúde, Divino Martins.

Serviço:
160: Ouvidoria da Secretaria de Saúde para fazer denúncias e reclamações.

Fonte: Agência Brasília