Segundo o Inmet, a temperatura mais alta do ano foi de 34 graus, registrada neste último domingo (3).

Por G1 DF

Domingo (3) registrou a temperatura mais alta do ano até agora: 34 graus — Foto: Kaunne Piedra/G1


O Distrito Federal registrou, neste domingo (3), a temperatura mais alta do ano até agora: 34 graus, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em janeiro, a umidade média do ar ficou em 44%, e a temperatura média foi de 28,6 graus.

O primeiro mês do ano foi marcado por pouca chuva. Choveu apenas 74,3 milímetros –- 35% da média para esta época do ano.

Segundo o meteorologista Manoel Rangel, a razão para a elevação da temperatura “foi uma forte massa de ar seco que atuou não só sobre Brasília, mas sobre 70% do país (...) Ela inibe a formação de nuvens. Sem nuvens não tem chuva, eleva as temperaturas máximas e cai a umidade relativa”.

A previsão do Inmet é que o calor diminua a partir desta quarta-feira (6).

No dia 21 de janeiro, os termômetros marcaram 33 ºC. A última vez que isso ocorreu, segundo o Inmet, foi em 2015, quando a temperatura chegou a 33,7 ºC – exatamente no dia 21 de janeiro.

O período chuvoso no Distrito Federal começa a partir da segunda quinzena de setembro e segue até a primeira quinzena de maio, segundo o meteorologista. O período atravessa a primavera, o verão e o outono. Em junho, começa o inverno – "seco e frio".