Em homenagem aos 40 anos da fundação da orquestra, no dia 12 o concerto será dedicado ao centenário do maestro e compositor Cláudio Santoro.

Por G1 DF

Músicos da Orquestra Sinfônica de Brasília sob regência do maestro Cláudio Cohen — Foto: Alan Moreira/Divulgação

A Orquestra Sinfônica de Brasília começa a temporada oficial de 2019 nesta terça-feira (5), com trilhas clássicas do cinema. Temas de filmes como Star Wars, Homem Aranha e Piratas do Caribe entram no repertório da apresentação no Cine Brasília.

O primeiro concerto do ano também será marcado pela homenagem ao violoncelista e fundador da Orquestra Sinfônica, Antônio Guerra Vicente, falecido em janeiro. No tributo serão tocadas as Bachianas Brasileiras nº 1 de Heitor Villa-Lobos para Orquestra de Violoncelos.

Em homenagem aos 40 anos da fundação da orquestra sinfônica, no dia 12 de fevereiro o concerto será dedicado ao maestro e compositor Cláudio Santoro, que completaria 100 anos em novembro. A apresentação será na Escola de Música de Brasília, no teatro Levino Alcântara, às 20h30.

Entre as músicas que fazem parte do lançamento das comemorações pelo centenário do maestro e compositor que dá nome à orquestra estão a Sinfonia nº 6 de Heitor Villa-Lobos e Bachianas Brasileiras nº 7.

Cinco apresentações

Em fevereiro, a orquestra – regida pelo maestro Cládio Cohen – fará cinco concertos.

Além do calendário de apresentações que ocorrem geralmente às terças, no Cine Brasília, os músicos recebem o quinteto de Ramon Orlando Valoy no dia 28. O concerto Merengue Sinfônico será realizado com o apoio da Embaixada da República Dominicana em Brasília.

Músicos da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro — Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Os espetáculos são gratuitos. Para o início da temporada, os interessados devem retirar os ingressos a partir das 14h de segunda-feira (4) na bilheteria do Cine Brasília. Já na Escola de Música a entrada é livre.

Programe-se

Dia 5 - 20h
Abertura da Temporada 2019 com Clássicos do Cinema
Local: Cine Brasília
Acesso mediante retirada antecipada de ingressos na bilheteria do Cine Brasília a partir das 14:00 de segunda-feira (4).

Dia 12 - 20h30
Lançamento das celebrações do Centenário do Maestro e compositor Claudio Santoro
Local: Teatro Levino de Alcântara – Escola de Musica de Brasília
Repertório:
Canto de Amor e Paz
Ponteio
Sinfonia nº 6 (Heitor Villa-Lobos)
Bachianas Brasileiras nº 7
Entrada Franca

Dia 19 - 20h
Local: Cine Brasília
Repertório:
Engelbert Wunink – Abertura da Opera João e Maria
Richard Strauss – Concerto para trompa e Orquestra nº 2. Solista – Ellyas Lucas
Sergei Rachmaninov – Sinfonia nº 2
Entrada Franca

Dia 26 - 20h
Merengue Sinfônico – com Ramon Orlando Valoy (República Dominicana)
Local: Cine Brasília
Mediante retirada antecipada de ingressos