Barcelos trouxe o aniversário da lei ao plenário

O deputado Valdelino Barcelos (PP) ocupou a tribuna da Câmara Legislativa, nesta terça-feira (2) para comentar os 22 anos do projeto das faixas de pedestres, que viraram uma marca do Distrito Federal. Além de comemorar os resultados positivos da medida – "preservou muitas vidas" –, o parlamentar, presidente da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU), declarou que o DF "precisa avançar na conscientização e educação do trânsito".

Arlete Sampaio (PT), que era vice-governadora do Distrito Federal à época em que as faixas de pedestres passaram a ser efetivamente respeitadas pelos brasilienses, também celebrou os resultados da iniciativa. Contudo, ela prescreveu a retomada de campanhas educativas e tratou da necessidade de repintar e iluminar as faixas para garantir mais segurança aos pedestres.

Polícia Militar – Aproveitando a presença de candidatos aprovados em concurso para a Polícia Militar, os deputados Roosevelt Vilela (PSB) e Hermeto (MDB) reforçaram seus compromissos com a categoria e trataram de duas questões. O primeiro falou de proposição de sua autoria para garantir a gratuidade aos PM e bombeiros militares, no sistema de transporte público, sem que para isso o servidor tenha de estar fardado, como ocorre hoje. Apenas mediante a apresentação da identidade funcional.

Hermeto (MDB) defendeu, inicialmente, o aumento do número de vagas que serão preenchidas pelos aprovados no concurso da Polícia Militar. Também se colocou a favor da manutenção do número de vagas nos cursos de formação, de até mil pessoas. "Muitos policiais irão para a reforma com as mudanças na previdência e a desistência durante o curso chega a até 15%", considerou.

Marco Túlio Alencar
Fotos: Carlos Gandra/CLDF
Comunicação Social / Câmara Legislativa