Pleito será em 6 de outubro; mandato é de quatro anos. Em cada região administrativa, serão escolhidos cinco conselheiros tutelares e até dez suplentes.

Por G1 DF e TV Globo

Sede do Conselho Tutelar de São Sebastião, no DF — Foto: Tony Winston/Agência Brasília

O Conselho Distrital da Criança e Adolescente marcou para o dia 6 de outubro a data das eleições para conselheiros tutelares do Distrito Federal. As informações sobre a disputa foram publicadas em uma edição suplementar do Diário Oficial nesta sexta-feira (5). As inscrições ainda não têm data para começar.

Em cada região administrativa, serão escolhidos cinco conselheiros tutelares e até dez suplentes. Quem já foi conselheiro por três vezes consecutivas não pode se candidatar.

O mandato é de quatro anos, mas requer um processo seletivo longo. É exigida uma prova de conhecimentos específicos de caráter eliminatório. No exame, o candidato precisa acertar pelo menos 60% das questões.

Só então começa a campanha eleitoral, que tem regras próprias. Os candidatos não podem perturbar o sossego alheio nem oferecer vantagens em troca de votos. Por outro lado, para votar, basta estar em dia com a Justiça Eleitoral.

As últimas eleições para conselheiros tutelares, em 2015, foram marcadas por liminares judiciais e chegaram até a ser suspensas pelo Tribunal de Contas do DF.